Televisão

Páginas: 5 (1007 palavras) Publicado: 12 de março de 2013
Escola E.B 2,3 de Anadia

Físico-química

Índice

Físico-química 1
Índice 2
Introdução 3
O aparecimento da Televisão 4
Quem inventou a televisão? 5
Início das Transmissões a cores 6
A Televisão em Portugal 7
De onde vêem as imagens de televisão 9
Curiosidades 10
 Como eram as primeiras televisões? 10
 Como são hoje as televisões? 10
 Porque não nos devemossentar perto da televisão? 10
Conclusão 11
Webgrafia 12

Introdução

* O tema do meu trabalho é “Invenções relacionadas com a electrónica” e o subtema é a televisão
* Escolhi este tema por várias razões.
* Todos nós já vimos televisão, mas parte das pessoas nunca pensaram nem se interrogaram sobre quem a inventou, o trabalho que deu e toda a sua evolução.
* É por isto que eu voutentar aprofundar este tema.
* Vamos começar!

O aparecimento da Televisão

* O aparecimento da televisão deve-se a grandes matemáticos e físicos, pertencentes às ciências exactas que entregaram para as ciências humanas um grande e poderoso veículo. Desde o início do século XIX, os cientistas estavam preocupados com a transmissão de imagens à distância e foi com a inventção de AlexanderBain, em 1842, que obteve-se a transmissão telegráfica de uma imagem (fac-símile), actualmente conhecido como fax.

Quem inventou a televisão?

* O inventor da televisão foi John Baird, um escocês. Foi apenas a partir de 1934, quando Vladmir Zworykin, um russo  a viver nos EUA, criou o inoscópio, que surgiram as primeiras aplicações práticas. O inoscópio permitia decompor uma imagem emmilhares de pontos convertidos num sinal modulado.




Inoscópio

Início das Transmissões a cores

* As transmissões regulares a cores nos E.U.A., começaram em 1954. Mas já em 1929, Hebert Eugene Ives realizou, em Nova Iorque, as primeiras imagens coloridas com 50 linhas de definição por fio, cerca de 18 frames porsegundo. Peter Goldmark aperfeiçoou o invento mecânico fazendo demonstrações com 343 linhas, a 20 frames por segundo, em 1940.
* Vários sistemas foram criados, mas todos iam de encontro a uma forte barreira: se um sistema novo surgisse, o que fazer com os aparelhos antigos a preto e branco que já eram cerca de 10 milhões no início dos anos 50? Criou-se nos Estados Unidos um comité especial para, nosentido literal, colocar cor no sistema preto e branco. Esse comité recebeu o nome de National Television System Committee (também conhecido como National Television Standards Committee), cujas iniciais serviam para dar nome ao novo sistema, NTSC. O sistema desenvolvido baseava-se em utilizar o padrão a preto e branco que trabalhava com níveis de luminância (Y) e acrescentaram a cronomância (C), ouseja a cor. O princípio de captar e receber as imagens em cores está na decomposição da luz branca em três cores primárias que são o vermelho (R de red), o verde (G de green) e o azul (B de blue). Numa proporção de níveis de 30% de R, 59% de G e 11% de B. Na recepção o processo é inverso, a imagem compõem-se através das somatórias das cores de pixel, ou seja, nos pontos da tela do televisor.A Televisão em Portugal

Em Portugal, a televisão deu os primeiros passos, a preto e branco, a 4 de Setembro de 1956. As emissões regulares tiveram início a 7 de Março de 1957. Nessa altura, só podia ser captada na região de Lisboa. Nos anos seguintes, a Radiotelevisão Portuguesa (RTP) chegaria ao Porto, à Madeira e aos Açores, e depois cobriria todo o território nacional, com delegações nasdiversas regiões. Em 1968 tiveram início as emissões do segundo canal da RTP.
As fases da sua evolução no nosso país confundem-se com os ciclos políticos, económicos e sociais. Durante o Estado Novo, a RTP pertencia ao Estado, à Igreja e à Rádio Renascença, e era o aparelho ideológico do regime. Depois do 25 de Abril de 1974, procedeu-se à nacionalização da empresa. Foi através da RTP que o país...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Televisao
  • Televisão
  • Televisão
  • A televisão
  • TELEVISAO
  • Televisao
  • Televisão
  • televisão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!