teleprometer

633 palavras 3 páginas
E.E ILHA DA JUVENTUDE

Como funciona
O teleprompeter?

São Paulo, 14 de novembro de 2013
Nome: Letícia Tamires Leal Lopes N o 11 2 o C
Professora: Camila
Matéria: física

Índice

Introdução............................................................. 3
Desenvolvimento................................................... 3
Conclusão ............................................................. 4
Bibliografia............................................................. 4

Introdução
Quase todo mundo já sabe que os apresentadores dos telejornais não decoram tudo aquilo que estão falando. Seria um exercício e tanto para a memória, mas para facilitar e agilizar o trabalho diário destes profissionais as notícias são lidas com a ajuda de um equipamento muito comum nas emissoras de TV chamado Teleprompeter, ou Teleponto, o famoso TP no jargão profissional. Para os leigos são aquelas famosas “letrinhas” que passam na frente da câmera, sem que os telespectadores percebam. Um truque que foi aperfeiçoado com a tecnologia. Mas, como os apresentadores conseguem ler e olhar para a câmera ao mesmo tempo? Como essas letrinhas vão parar na frente da câmera? Bom, o truque é bem simples como um jogo de espelhos.

Desenvolvimento
- Como funciona
O teleprompeter atual economiza um bocado de trabalho e pessoas. Antigamente, os textos eram escritos em enormes cartolinas que tinham que ser trocadas à medida que o apresentador ia lendo.
Hoje, os teleprompeters são computadorizados e resultam em apresentações mais profissionais, tendo em vista que o apresentador olha diretamente para a câmera (ou platéia), enquanto lê o texto.
O segredo do teleprompeter está no uso de um cristal inclinado (vidro especial, semi-espelhado), que faz papel de espelho, para um texto que rola numa tela (similar a de um computador), e papel de vidro, para a câmera (ou platéia, que pensa que o palestrante olha

Relacionados