Teleprocessamento, correção de erros e endereços ip

Páginas: 18 (4277 palavras) Publicado: 25 de setembro de 2012
Histórico e evolução do Teleprocessamento
Teleprocessamento significa processamento à distância, ou seja, podemos gerar informações em um equipamento e transmiti-las para outro equipamento para serem processadas. A necessidade da comunicação à distância levou, em 1838, a invenção do telégrafo por Samuel F. B. Morse. Esse evento deu origem a vários outros sistemas de comunicação como o telefone,o rádio e a televisão. Na década de 1950, com a introdução de sistemas de computadores, houve um grande avanço na área de processamento e armazenamento de informações. O maior avanço das redes de computadores

Os primeiros sistemas de comunicações de dados remontam à metade dos anos 60.
Os sistemas de comunicações de dados rudimentares eram conhecidos como sistemas de teleprocessamento.
Osprimeiros sistemas de teleprocessamento eram constituídos de terminais conectados a um computador central por meio de linhas de comunicações.
O processamento dos dados enviados pelos terminais era realizado remotamente pelo computador central e os resultados processados, distribuídos posteriormente para os terminais.
Em sistemas de teleprocessamento mais modernos, o processamento dos dadospassou a ser realizado de forma distribuída (não mais centralizada em um único computador).




Código MORSE



Link de funcionamento de um telegrafo – http://youtube/SythbsvxZfa


Definição de Teleprocessamento

Técnica em que os dispositivos de entrada/saída de dados, por estarem afastados do centro de processamento, utilizam os recursos de telecomunicações para que o sinal(dados) seja transferido entre os pontos distantes, promovendo, à distância, o processamento dos dados.
Aglutina tecnologias de telecomunicações + processamento.
Inicialmente → Denominação proprietária da IBM.
Hoje → Denominação de domínio público.


Definição de Comunicação de Dados

Conceito mais abrangente do que Teleprocessamento.
Significa: técnica de transferência confiável dainformação contida no sinal (dados) entre pontos distantes.
Inclui, além das funções de transmissão, funções adicionais como: detecção e correção de erros, protocolos, etc.


Evolução do Teleprocessamento à Comunicação de Dados

O teleprocessamento surgiu devido à necessidade de uso de recursos e capacidades de um computador central em diferentes pontos, distantes do mesmo.
Os sistemas deteleprocessamento deviam poder fornecer melhor qualidade de serviço e mais rapidez aos usuários, garantindo competitividade nas aplicações comerciais, reduzindo erros e diminuindo custos de operação.
A necessidade de otimização de recursos e de troca de informações entre sistemas diferentes (muitas vezes distantes milhares de kms) levou ao surgimento de redes de computadores.
Redes de computadores sãoestruturas complexas, compostas por uma vasta gama de elementos que executam funções necessárias à comunicação de dados, garantindo a transferência confiável de informação entre pontos distantes, por meio da implementação (além das funções de transmissão) de funções de detecção e correção de erros, protocolos de roteamento, tradução, etc.
Dado
Definimos dado como uma sequência de símbolosquantificados ou quantificáveis. Portanto, um texto é um dado. De fato, as letras são símbolos quantificados, já que o alfabeto por si só constitui uma base numérica. Também são dados imagens, sons e animação, pois todos podem ser quantificados a ponto de alguém que entra em contato com eles ter eventualmente dificuldade de distinguir a sua reprodução, a partir da representação quantificada, com ooriginal. É muito importante notar-se que qualquer texto constitui um dado ou uma sequencia de dados, mesmo que ele seja ininteligível para o leitor.
Como são símbolos quantificáveis, dados podem obviamente ser armazenados em um computador e processados por ele.
Em nossa definição, um dado é necessariamente uma entidade matemática e, desta forma, puramente sintática. Isto significa que os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Endereços IP
  • O que é um endereço ip
  • Endereço IP
  • Aula de endereço ip
  • Teleprocessamento TCP/IP
  • Exercicios Endereco IP
  • Classes de endereços ip
  • Classes de endereços IP

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!