Telenovelas - Alienação

Páginas: 11 (2605 palavras) Publicado: 10 de fevereiro de 2014











Telenovelas: alienação ou realidade?











Alunos: Bryan Gama, Carol Azevedo, Luma Moura e Matheus Ruivo
Química 221
Um dos principais produtos da indústria cultural brasileira é, certamente, a telenovela. Surgida na década de 50 o gênero floresceu no Brasil e se tornou, hoje, mais que uma febre. Assistir a novela é um ritual enraizado no cotidiano de umaparcela importante dos brasileiros e brasileiras. Mas as histórias contadas nas telenovelas não são neutras, quer dizer, a narrativa transmite também valores e difunde perspectivas sobre a sociedade, política e cultura brasileiras. Então a questão que se põe é, qual será a real influência que as novelas exercem sobre a sociedade? A novela seria capaz de moldar o indivíduo, reafirmar preconceitosou valores, incutir perspectivas políticas de certos grupos sociais? Alienação ou realidade?
Por um ponto de vista, a novela é cultuada, a novela dita moda, linguagem, hábitos e contribui para a alienação de seu público. A imagem de um “mundo perfeito” mostrada nas novelas dá uma visão distorcida da realidade. Os padrões difundidos são copiados e seguidos, porém, as pessoas não conseguemadaptá-los a uma vida real, o que gera ansiedade, angústia e frustração. Compramos a ideia ilusória de um mundo perfeito, em que todos os problemas são resolvidos, o mal é punido e o bem sempre vence. Romântico, mas irreal. Embora problemas sociais também sejam abordados em novelas, para nós, os telespectadores, a trama e o destino dos protagonistas são sempre priorizados. Isso nos torna acríticos e,assim, naturalizamos questões sociais graves passando a considerá-las normais ou comuns. Temas sobre drogas e traição exibidos em novelas são encarados como “uma livre opção de cada um” e não como um desafio para a sociedade. Outro problema é o da construção de mitos. Espelhando-se nos protagonistas, os jovens os idolatram e ignoram suas atitudes erradas, para as quais sempre buscam justificativas. Osgalãs de novela são para as meninas o estereótipo de homem perfeito e para os rapazes o modelo a ser seguido. O fato, no entanto, de traírem as esposas, armarem golpes, terem desvios de caráter, não é mais recriminado, e por vezes, é até admirado! Um ator bonito, carismático, num papel de vilão, triplica seu número de fãs! A identificação com personagens é outro fator importante. As pessoas secomparam com os personagens ditos mais belos, bem-sucedidos, ou ainda com aqueles que rompem com os padrões sociais. Esse comportamento alienado poderia ser revertido desde que se aplique uma prática de politização e conscientização social, e se trabalhe mais a autoestima do povo brasileiro. O problema não é assistir à telenovela, mas é necessário o desenvolvimento de um senso crítico que nos permitaescapar do mundo fantasioso criado pela teledramaturgia. O povo precisa de valores reais para viver uma vida real.
Porém, existe o outro lado da moeda, pessoas não pensam do mesmo jeito e nem sempre as opiniões são iguais. Pessoas também defendem o papel sociocultural das novelas no cotidiano do brasileiro.
Vista por muitos como um produto cultural alienante das classes mais desfavorecidas, astelenovelas estão há muito tempo inseridas no cotidiano do brasileiro e nesse novo ponto de vista elas assumem um importante papel de conscientização social. Quando o trabalhador chega em sua casa após um exaustivo dia de trabalho, o que ele mais deseja é desligar-se momentaneamente de sua rotina diária. Ater-se a uma "realidade fictícia" é de extrema importância para esse trabalhador continuarsonhando com melhorias em sua "vida real". Sonhar não significa esperar que todos os desejos se realizem sem o mínimo de esforço. É algo que acende dentro da pessoa e o faz ter esperanças de mudar toda a sua realidade para melhor. A novela mostra bem isso. Os mocinhos e mocinhas da ficção passam por todo tipo de provação antes do "felizes para sempre". Além disso, as novelas tratam de assuntos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • telenovelas
  • Telenovela
  • telenovela
  • Futuro da telenovela.
  • TELENOVELA NO BRASIL
  • alienação
  • Alienação
  • Alienação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!