TELENOVELA NO BRASIL

Páginas: 2 (292 palavras) Publicado: 26 de novembro de 2013
TELENOVELA NO BRASIL
Conforme dados nos cadernos CEBRAP (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento), em que veiculam resultados relevantes de pesquisas em andamento nesse período,obtemos os dados em números de tiragem e respectivas vendas, das três revistas mais vendidas no país no ano de 1975, segundo o IVC (Instituto de Verificação de Circulação) etranscritos por Camargo e Berezovsky (1878, p. 49):

2º trimestre de 1975
Capricho (média quinzenal) 248.643
Grande Hotel (média Mensal) 69.872
Sétimo Céu (média Mensal) 107.607
3ºtrimestre de 1975
Capricho (média quinzenal) 275.500
Grande Hotel (média Mensal) 65.113
Sétimo Céu (média Mensal) 161.520

A revista “Capricho” a mais vendida, só perdia para as revistasde quadrinhos infantis “Pato Donald”, “Mickey” e “Tio Patinhas” (cada uma com uma média periódica aproximada de 400 mil exemplares).
A circulação dessas edições era de âmbitonacional, conforme indicadas nas próprias revistas, a distribuição abrangia locais como: Manaus, Acre, Amazonas, Pará, Maranhão entre outras. A maioria tinha como pólo de redação eadministração a cidade do Rio de Janeiro, como é caso da revista “Grande Hotel”. Deve ser observado o fato que essas publicações não atingiam somente as grandes cidades, mas também pequenaslocalidades do interior, afastadas dos grandes centros metropolitanos.
Em 1980, ainda circulavam exemplares de fotonovelas, mas com a ascensão da televisão e outras manifestações de massa,cada vez mais diversificadas, começa o declínio dessas revistas, deixando de ser o centro das atenções do público leitor. Embora a revista “TV sucesso” da editora Bloch, tenha criadoa “fatonovela”, baseada em fatos reais, revistas como a “Cartaz” da Editora Rio Gráfica, “Amiga”, da Bloch, e “Intervalo” da Abril, passaram a tratar de sua sucessora, a telenovela.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A negação do Brasil – O negro nas telenovelas brasileiras
  • telenovelas
  • Telenovela
  • telenovela
  • Futuro da telenovela.
  • Telenovelas
  • A ARMADILHA DAS TELENOVELAS
  • IDEOLOGIA NAS TELENOVELAS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!