Telefonia

Páginas: 10 (2273 palavras) Publicado: 16 de setembro de 2014




Instituto Federal de Alagoas- IFAL
Coordenadoria de Eletrônica















TELEFONIA























Maceió, 22 de agosto de 2013



Instituto Federal de Alagoas- IFAL















Trabalho solicitado pelo professor
Rogério da disciplina de Telefonia
para obtenção das notas do 1° e
2° bimestre.Maceió, 22 de agosto de 2013



TELEFONIA 3G

A telefonia 3G está para a telefonia 2G assim como a internet banda larga está para a discada. Ou seja, transmissão de dados em alta velocidade que permite o acesso a conteúdo multimídia, como vídeos, TV e animações em alta resolução, a e-mail, mensagens instantâneas e a recursos antes relegados àtelefonia fixa ou à telefonia IP, como videoconferência e download rápido de grandes quantidades de dados. Mas para entender o que é a telefonia 3G, é preciso familiarizar-se com a sopa de letras de padrões, tecnologias da telefonia móvel.
Primeira Geração ou 1G
AMPS (Advanced Mobile Phone Service): tecnologia analógica da primeira geração da telefonia móvel desenvolvida pelos Laboratórios Bell, daAt&T, nos anos 80. Essa tecnologia opera na faixa dos 800 MHz e só permite transmissão de voz.
Segunda Geração ou 2G
TDMA (Time Division Multiple Access): uma das tecnologias digitais mais usadas no mundo. Ela divide os canais de freqüência em até seis intervalos de tempo diferentes, e cada usuário usa um desses espaços para impedir interferências. Opera na freqüência de 800 MHz.
CDMA (CodeDivision Multiple Access): tecnologia digital que aumentou a capacidade das redes de telefonia celular ao permitir o acesso de muitos usuários simultaneamente em um único canal de estação rádio-base. No Brasil, a Vivo era a única operadora a adotar esta tecnologia, cuja principal desvantagem é tornar os aparelhos celulares mais suscetíveis à clonagem.
GSM (Global System for MobileCommunication): tecnologia baseada em chips de memória desenvolvida na Europa. O GSM foi adotado na maior parte do mundo por permitir taxas de transferências mais rápidas e a portabilidade das informações. Como número da linha, dados pessoais e agenda de contatos ficam armazenados em um chip de memória, é possível levar as características do assinante para outro aparelho ou rede GSM. Esta tecnologia opera nas faixas defreqüência de 900, 1800 e 1900 MHz.
Geração 2,5 - ou 2,5G
GPRS (General Packet Radio Service ou Padrão de Transmissão de Rádio por Pacote): evolução da GSM, esta tecnologia 2,5G divide os dados em pacotes, possibilitando uma conexão permanente de dados, com taxas de transmissão variando de 30 kbps a 115 kbps. O GPRS permite a conexão dos smartphones à Internet, e sua principal vantagem é que osusuários só pagam pelos dados e não pelo tempo de permanência no ar.
EDGE (Enhanced Data Rates for Global Evolution ou GPRS ampliada): tecnologia que transmite dados a até 384 kbps, com taxas médias entre 110 kbps e 120 kbps. Essas taxas permitem serviços de dados avançados, como streaming de áudio e vídeo, acesso à Internet em alta velocidade e download de arquivos pesados. Assim como a GPRS, aEdge divide os dados em pacotes e oferece conexão permanente de dados, suportando serviços "push-to-talk". Aparelhos Blackberry e alguns modelos Nokia e Motorola utilizam esse tipo de tecnologia.
Terceira Geração ou 3G
­CDMA-2000 1x ou 1xRTT (1xRadio Tansmission Technology):tecnologia considerada de terceira geração por atingir taxas de transmissão superiores a 144 kbps e que preparou o terrenopara as altas velocidades de dados hoje disponíveis. Permite total conexão sem fio.
UMTS (Universal Mobile Telecommunications Service):evolução da GSM, essa tecnologia baseada em IP (Protocolo de Internet) opera na faixa de 1900 MHz e atinge taxas de transmissão de até 2 Mbps, a velocidades médias de 220 a 320 kbps. Ela possibilita serviços de alto consumo de banda, como videoconferência,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Telefonia
  • Telefonia
  • telefonia
  • telefonia
  • Telefonia
  • Telefonia
  • telefonia
  • telefonia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!