Tecnólogo em análise e desenolvimento de sistemas

2164 palavras 9 páginas
CÓDIGO DE ÉTICA E PRÁTICAS PROFISSIONAIS DE ENGENHARIA DE SOFTWARE

Estabelecer o conjunto de valores, princípios gerais, padrões de conduta e responsabilidade indispensáveis para balizar a atuação ética dos Profissionais de Engenharia de Software.

Considerando os princípios éticos, que informam a conduta dos homens e mulheres comprometidos com a verdade, honestidade, justiça, dignidade humana, e com o respeito à lei, que são elementos que devem presidir o relacionamento dos profissionais de informática entre si, com as autoridades públicas, com as organizações e com a população em geral.

Resolve:

Instituir um CÓDIGO DE ÉTICA E PRÁTICAS PARA OS PROFISSIONAIS DE ENGENHARIA DE SOFTWARE, que observará os seguintes dispostos:

TÍTULO I
DOS PRINCÍPIOS
CAPÍTULO I
DOS INTERESSES PÚBLICOS E PRIVADOS

Art. 1º. Sabe-se que o conhecimento trazido pela informática, bem como sua abrangência, tem levado muitos trabalhadores da computação ao topo do sucesso financeiro e profissional. Em particular os Engenheiros de Software devem atuar consistentemente com os interesses públicos e privados. Art. 2º. Assumir as consequências das próprias ações e omissões, ocorridas no âmbito de suas atribuições e que causem prejuízos morais ou de imagem do empregado, do cliente, e dos usuários; Art. 3º Aprovar software, que apenas seja seguro correspondendo ás especificações, aprovado nos testes apropriados e não diminua a qualidade de vida, posto que, não diminua a privacidade ou prejudique o ambiente. Art. 4º. Esclarecer as devidas pessoas ou autoridades apropriadas, de algum atual e potencial perigo real ou potencial para o usuário, ao público ou ao meio ambiente, que se creia que esteja razoavelmente associado ao software ou documentos relacionados. Art. 5º. Cooperar em esforços para alertar, assuntos de grave preocupação pública e privada, causado por software na sua instalação,

Relacionados

  • Capacitação de Profissionais da Economia Solidária
    14264 palavras | 58 páginas