Tecnomogoa da informação

717 palavras 3 páginas
Apresentar proposta técnica para implantação da rede de computadores e um sistema de ERP (Enterprise Resource Planning) SIGE (Sistemas Integrados de Gestão Empresarial, no Brasil) da empresa XPTO considerando-se que a matriz da empresa (local do processamento de dados) fica em São Paulo e existem 6 filiais nas cidades de Manaus, Recife, Salvador, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Brasília.

As filiais Manaus, Recife, Salvador, Porto Alegre e Brasília são apenas representações comerciais da Matriz e, portanto, o número de usuários em rede não será superior a 20;
A filial do Rio de Janeiro (cerca de 50 funcionários), possui site backup do database do sistema de SIGE da matriz São Paulo, observando as condições de replicação de dados como segue:

O database (SQL) da matriz São Paulo possui o tamanho aproximado de 100Gb;

O numero de transações diárias é cerca de 2.500;

Todo ambiente da Matriz é classificado como missão crítica (pelo menos SLA 99,95);

O ambiente das filiais (exceto Rio de Janeiro) a SLA pode ser mais flexível;

Módulos do ERP/SIGE: recursos humanos vendas finanças

Na matriz ficam os servidores de banco de dados, aplicações (entre elas o ERP), Internet, correio eletrônico, servidor de arquivos e servidor de impressão. 250 funcionários trabalham na matriz e tem acesso a todos os sistemas.

O gerenciamento da infra-estrutura deve ser feito de forma eficiente para garantir a segurança da informação conforme classificação desejada.
Todo o ambiente deve estar preparado para um crescimento de 50% num prazo de 5 anos Para o desenvolvimento do projeto escrito, o aluno deverá ter em mente que, no mínimo, deverão ser apresentados os tópicos abaixo:
Topologia básica de distribuição dos equipamentos de rede, servidores, switches, roteadores, equipamentos de Telecom etc. Não é necessária a apresentação do plano de endereçamento IP;
Modelagem de um Sistema de Informação para o negócio (pode ser o ERP), identificando as necessidades e

Relacionados