Tecnologo em segurança do trabalho

Páginas: 13 (3120 palavras) Publicado: 10 de junho de 2013
LIDER E LIDERANÇA

Enrique Jose Herchmann Mattos
Professor-Evandro Luiz Segala Martins
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Segurança no Trabalho (SEG 0175) – Técnicas de Gestão
07/11/12

RESUMO

O presente artigo procura mostrar o valor da liderança dentro da organização, onde muitos ainda pensam que basta ter o título de diretor, de gerente ou outro cargo de liderançapara que isto dê um prestígio tal, que toda a equipe vai obedecer automaticamente à pessoa que dirige, simplesmente por ter sido investida de autoridade. Para se ter realmente autoridade, é necessário, que a pessoa que dirige, ter não somente uma série de qualidades, mas ainda ter apreendido o ofício de liderança. “O que você faz é gerência. O como você inspira e motiva outro a fazer, éliderança!”. A liderança veio quebrando paradigmas no que diz respeito a gerenciamento, pois a mentalidade militar de “Comando e Controle” foi superada, dando lugar a novos valores como autoestima e responsabilidade individual, embasada em propósito, visão e valores. Assim a liderança é uma mistura de caráter, habilidades, talentos, aprendizado e criatividade, que a pessoa adquiriu.

Palavra chave: Liderançanas organizações – Habilidades de um líder.

INTRODUÇÃO

Desde que o mundo é mundo sempre há alguém que é seguido ou admirado a ponto de sua liderança levar à construção de nações e impérios, provocar revoluções políticas ou conduzir movimentos sociais transformadores. A religião é o melhor exemplo desse fenômeno. Dela saíram os mais populares líderes do planeta, como Jesus de Nazaré, Maomé,Buda e Moisés. Esses quatro homens, que viveram e morreram há séculos, têm quase 2/3 da população mundial fiel a seus ensinamentos.  A liderança é necessária em todos os tipos de organização humana, principalmente nas empresas e em cada um de seus departamentos. Ela é igualmente essencial em todas as demais funções da Administração: o administrador precisa conhecer a motivação humana e saberconduzir as pessoas, isto é, liderar. Saber delegar funções é uma tarefa bem difícil para alguns chefes. Mas é imprescindível para quem deseja ser ou ter um verdadeiro líder participativo e democrático na empresa moderna. É também uma questão de etiqueta, de bons modos, já que delegar com sabedoria evita atritos nas relações interpessoais. Desde os tempos mais remotos, os homens primitivos já tinhamchefe e, além disso, desde o nascimento, o ser humano já está acostumado a obedecer aos pais e aos professores até o término dos estudos. Por isso, são poucas as pessoas que estão preparadas para a autonomia real e, quando necessitam tomar uma decisão importante, sentem-se perdidas ou desajustadas por estarem acostumadas a serem dirigidas, daí a importância do líder e da liderança.

CONCEITO DELIDERANÇA

"Liderança é a influência interpessoal exercida numa situação e dirigida por meio do processo da comunicação humana à consecução de um ou de diversos objetivos específicos". A liderança é encarada como um fenômeno social e que ocorre exclusivamente em grupos sociais. A liderança deve ser considerada em função dos relacionamentos que existem entre as pessoas em uma determinada estruturasocial, e não pelo exame de uma série de traços individuais.

É PRECISO SABER DELEGAR

Delegar significa colocar o poder de decisão o mais próximo possível da ação, portanto é preciso ter condições técnicas e emocionais para assumir essa responsabilidade. Líder é aquele que consegue cooperação da organização que dirige, sabendo respeitar a figura humana, procurando entender as pessoas,transmitindo aos seus colaboradores equilíbrio, alegria em trabalhar e cooperar, além de produtividade máxima. O líder deve ter uma série de qualidades e ter aprendido bem o ofício da direção. O chefe, que tem controle absoluto sobre seus empregados, determinando regras rígidas e fiscalizando constantemente, não terá a mesma eficácia e positivismo em relação ao espírito de colaboração, iniciativa e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tecnologo em segurança do trabalho
  • Tecnologo em Segurança do Trabalho
  • QUAL A FUNÇÃO DO TECNOLOGO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
  • Tecnologo em segurança do trabalho
  • TECNÓLOGO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
  • Tecnologo em segurança do trabalho
  • Tecnologo segurança do trabalho
  • Tecnologo em segurança do trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!