Tecnologias e ferramentas de gestão - administração fac

Páginas: 12 (2840 palavras) Publicado: 6 de abril de 2013
Tecnologias e Ferramentas de Gestão
Curso de Administração de empresas
Prof. Walker Soares do Nascimento









Campinas, 14 de Junho de 2012.
Introdução:
A atividade pratica supervisionada (ATPS) e um método de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades programadas e supervisionadas, que tem vários objetivos, como o favorecimento da aprendizagem eestudo, a convivência e o trabalho em grupo, além da aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas relativos a profissão. Para atingir estes objetivos, as atividades contidas nesse trabalho foram passadas e organizadas pelo professor da disciplina em forma de um desafio. Esse trabalho e organizado na forma de um relatório e contempla a solução dessas atividades praticas supervisionada,separadas em etapas e passos, relatando situações que englobam cenários reais de atividades da profissão. Neste relatório iremos identificar dentro da empresa Raia S/A as tecnologias de gestão aplicadas e relatar o que é necessário em um processo de gestão.












Palavras-chave: atividade pratica supervisionadas, tecnologias de gestão, administração.
Etapa1
Passo1
Empresa:Droga Raia situada a R: Joana de Gusmão, 8 Jd. Guanabara, Campinas /SP.Uma das cinco maiores redes de drogarias do país, a Droga Raia uma empresa considerada de grande porte com um faturamento anual de aproximadamente R$ 1,6 bilhão e com quase 6000 funcionários, atua no segmento de varejo, o "Prazer em Cuidar" é o conceito que permeia todas as relações da Droga Raia com seus clientes.
A empresaescolhida se encaixa perfeitamente com o assunto tratado neste relatório a mudança que está ocorrendo desde a fusão com a Drogasil e a transformação sofrida gerou uma nova empresa a Raia Drogasil S/A, com bandeiras independentes tanto a Raia como a Drogasil,seguem no mercado cada uma tentando manter a sua individualidade. Hoje falaremos da Droga Raia, que com a fusão esta sofrendo uma mudançaradical, de empresa familiar para uma empresa de capital aberto. Retrataremos aqui as mudanças sofridas através da gerente, Eliane Sena Silva.

Passo 2
A mudança organizacional nada mais é do que qualquer mudança planejada ou não, dentro de uma organização que aterem a eficiência ou a eficácia organizacional, ela pode ocorrer por vários fatores o que consideramos o principal e vamos relatar aqui é aexigência do mercado. Há alguns anos atrás a globalização sugeria que os países interagissem mais entre si, houve uma onda de privatizações e sentimos a mudança "na pele" hoje, a moda é a fusão vemos grandes empresas se fundirem não necessariamente mudando a fachada externa, mas a aparência interna da empresa pode muitas vezes sofrer uma verdadeira radicalização e para que isso ocorra é precisouma mudança de paradigmas.
Essa mudança de paradigmas significa uma mudança de pensamento e não dever considerada negativa, esse processo é o principal instrumento para se observar a evolução do pensamento da gestão empresarial. A empresa tem que se preparar para o processo de mudanças ele não pode ocorrer de uma hora para outra. E isso exige, dependendo do tipo de mudanças, às vezes que elassejam não só de pensamentos, mas administrativas no caso da Droga Raia foi necessário após uma quebra de paradigma no sentido de "vamos deixar de ser empresa de família para aumentar o capital" foi também necessário investimento administrativo e financeiro, a empresa primeiro abriu capital alterou a razão social de Raia e Cia Ltda. para Raia S/A conseguiu investidores para dar continuidade a um planode expansão bem arriscado, como tudo corria bem novamente arriscou e fundiu-se com a Drogasil tornando-se uma das maiores redes de drogarias do país. A empresa deve se estruturar para poder crescer.

Passo 3
A-O papel do gestor organizacional é de administrar uma empresa, e o gestor tem que estar sempre apto para novas mudanças, sempre buscando inovações para a organização como um todo. Ser...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tecnologias e ferramentas de gestão
  • Tecnologia e ferramentas de gestão
  • Tecnologias e Ferramentas de Gestão
  • Tecnologias e ferramentas de gestão
  • Tecnologias e ferramentas de gestão
  • Tecnologias e Ferramentas de Gestão
  • Tecnologias e Ferramentas de Gestão
  • Tecnologias e ferramentas de gestão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!