Tecnologias e ferramentas de gestão

Páginas: 6 (1444 palavras) Publicado: 30 de agosto de 2012
[pic]

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância





Tecnologia em Recursos Humanos



TECNOLOGIAS E FERRAMENTAS DE GESTÃO





Nome, Ra

Nome, Ra





AQUIDAUANA/MS

2011





1 - INTRODUÇÃO

1. – TERCEIRIZAÇÃO
Terceirização é a transferência de atividade-meio (não essenciais) da empresa para osprofissionais contratados para a execução das mesmas. É a garantia para que a empresa concentre suas energias nas atividades-fim. A atividade não essencial na empresa mãe passa a ser a atividade principal na terceirizada. Na terceirização os parceiros têm interdependência empresarial estabelecendo-se uma relação de confiança.
   A legislação não permite a terceirização da atividade-fim. A subcontrataçãodesta gera, necessariamente, vínculo empregatício. Exemplo: a atividade-fim de uma padaria é a de fazer pão, mas para funcionar, a padaria, precisa ter vários outros serviços, como o de limpeza, que assim como serviço de portaria é uma atividade-meio. Podendo, então ser terceirizada.


1.2 - OPEN BOOK MAGEMENT

O conceito de Open Book Magement seja implantado é necessária totaltransparência, confiança e mobilização por parte dos funcionários fazendo-os pensar que são donos do negócio. Mas, nem todas as empresas estarão dispostas a utilizar essa ferramenta, a decisão deverá vir da alta gerência.
A gestão com livro aberto pode ser definida como uma ferramenta radical, pois é necessária uma inevitável delegação de poderes aumentando o nível de comprometimento e responsabilidade dosfuncionários fazendo com que se sintam importantes dentro da empresa e lutem pela sobrevivência da mesma em prol de preservarem seus empregos.

O clima organizacional positivo é de suma importância para que a ferramenta seja bem aplicada, assim como a tecnologia da informação, sem ela seria impossível a comunicação dentro da empresa, a mesma deverá formular novos sistemas de recompensa,disponibilizar os números importantes, saber ganhar o comprometimento das pessoas, evitarem certos conceitos (erros) e saber utilizar alguns conselhos (passos essenciais) que são fundamentais.
Saber identificar e trabalhar os pontos fortes e fracos faz com que os erros sejam erradicados antes mesmos de se transformarem em problemas.

1.3 - REENGENHARIA.

Reengenharia é uma estratégia demudanças que visam tornar a empresa mais competitiva, através da adoção de medidas que alteram todas as operações e processos, como também em alguns casos, a própria estratégia empresarial. Ocorre substituição dos processos manuais por informatizados, e eles são integrados numa única cadeia. Processos que não se adéqüem as mudanças são substituídos ou até eliminados. A estrutura organizacionalbaseada em funções e com vários departamentos e níveis hierárquicos é substituída por um modelo mais ágil e menos burocrático. A reengenharia introduz mudanças em três níveis da empresa: o operacional, o de gestão de processos e o de gestão de negócios: · OPERACIONAL – as pessoas passam a trabalhar em equipes multifuncionais e as relações hierárquicas, que geralmente criam conflitos são eliminadas. Oexcesso de hierarquias, com grande diluição de responsabilidade, torna o processo decisório lento e burocratizado; · GESTÃO DE PROCESSOS – neste nível, ocorrem as maiores mudanças no que tange a aplicação das inovações tecnológicas. Os processos são todos integrados e informatizados; · GESTÃO DE NEGÓCIOS – neste nível ocorrem as maiores mudanças na empresa. Rompem-se as barreiras com clientes efornecedores, e todos integrados, repensam os negócios, e até criam novos negócios e produtos. Podemos resumir este desafio da reengenharia, nas seguintes demandas de competitividade: · Responder prontamente às necessidades do cliente; · Agilizar as operações e informações; · Adequar-se às novas exigências do mercado e desenvolver um processo de mudanças e contínuas, ou seja, a flexibilização; ·...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tecnologia e ferramentas de gestão
  • Tecnologias e Ferramentas de Gestão
  • Tecnologias e ferramentas de gestão
  • Tecnologias e ferramentas de gestão
  • Tecnologias e Ferramentas de Gestão
  • Tecnologias e Ferramentas de Gestão
  • Tecnologias e ferramentas de gestão
  • TECNOLOGIA: FERRAMENTA DE GESTÃO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!