TECNOLOGIAS EM REDES SEM FIO

Páginas: 5 (1188 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
TECNOLOGIAS EM REDES SEM FIO

DSSS (Direct Sequence Spread Spectrum)
É o método de envio de dados em que os sistemas de transmissão e recepção são ambos um set de frequências de 22 MHz de largura, sendo a mais conhecida e mais utilizada das tecnologias de espalhamento.
Combina um sinal de dados na transmissão com uma alta taxa de sequência de bit rate, conhecida como chipping code ou ganhode processamento. Quanto maior for o ganho de processamento maior será a resistência do sinal a interferências. Embora o FCC estipule como um mínimo um ganho de processamento de 10, muitos fabricantes trabalham com um ganho de processamento da ordem de 20.
O processo de Direct Sequence, que são as duas primeiras iniciais do DSSS, começa com uma portadora sendo modulada com uma sequência de código.O número de “chips” no código irá determinar como ocorrerá o espalhamento e o número de chips por bit e velocidade da codificação em chips por segundo, irá determinar qual será a taxa de dados.
Sua popularidade, principalmente em relação ao FHSS, está baseada na facilidade de implementação e altas taxas de transmissão devido à largura do canal. A maioria dos equipamentos WLAN hoje em dia usaessa técnica de transmissão.

FHSS (Frequency Hopping Spread Spectrum)
Espalhamento por Saltos em Frequências faz parte da técnica Spread-Spectrum que, basicamente, consiste em espalhar a informação por uma banda muito maior do que a necessária para a sua transmissão. Para tal, FHSS divide a banda total em vários canais de pequena largura de banda. Desta forma, transmissor e receptor saltam porestes canais conforme uma sequência pseudoaleatória conhecida por ambos.
Pode-se afirmar que o método FHSS usa a largura de banda de forma ineficaz, pois ocupa toda a banda para realizar o espalhamento. Por conta disso, sistemas que operam em FHSS geralmente apresentam velocidades inferiores em relação aos que trabalham em DSSS (Direct Sequence Spread Spectrum). Porém, quando o assunto é segurança,FHSS é considerado robusto. Afinal, receptores não desejados – ou que não conhecem a sequência pseudoaleatória em questão – enxergam sistemas FHSS como ruídos de curta duração.
Alguns dispositivos WLAN que operam na faixa de 2400 a 2483 MHz utilizam FHSS. Nesses casos, divide-se a banda total em 79 canais de 1 MHz cada e os saltos ocorrem no mínimo a cada 0,4 segundo.

OFDM (OrthogonalFfrequency-Division Multiplexing)
É uma técnica de modulação que vem sendo adotada em diversos sistemas de comunicação em altas taxas, como Wifi (IEEE 802.11). A ideia básica do OFDM consiste, ao contrário das técnicas tradicionais, que transmitir todos os bits em um único stream, em dividir os bits em diversos streams de taxa menor, que serão transmitidos por subcanais paralelos. Como consequência,temos que o tempo de cada símbolo é maior, tornando o sinal menos sensível a ruídos, a multiplicidade de caminhos e a interferência Inter símbolo (intersymbol interference - ISI). Estes streams devem ser transmitidos por subcanais que operem em frequências ortogonais, para que não interfiram uns nos outros. A modulação OFDM utiliza também uma técnica muito eficiente, chamada DFT (discrete Fouriertransform), e uma implementação também eficiente desta técnica, a FFT (fast Fourier transform), para criar diversos subcanais utilizando apenas uma frequência de rádio.
A codificação dos bits a serem transmitidos deve ser feita no domínio da frequência. A transmissão destes bits ocorre agrupando-os nos chamados “símbolos OFDM”. Após cada símbolo é inserido um tempo de guarda, para permitir que elesse espalhem sem interferir no símbolo seguinte, evitando ISI entre símbolos. Há também a possibilidade de ocorrer ISI dentro de cada símbolo, o que é evitado combinando-se o uso da FFT com a adição ao símbolo OFDM de um prefixo cíclico (cyclic prefix), igual aos últimos bits de dados. Embora implique em perda de potência e de banda, visto que mais dados serão transmitidos, esta solução...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Redes sem fio- padrões e tecnologias
  • Minicurso Tecnologias De Redes Sem Fio
  • Trabalho 5g Tecnologia Em Redes Sem Fio
  • rede sem fio
  • Redes sem Fio
  • Redes sem fio
  • Rede sem fios
  • Rede sem fio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!