Tecnologias Digitais do Século XXI que exercem notável influência no Design e na sociedade contemporânea. 9gag e a expansão da webarte.

1861 palavras 8 páginas
Departamento de Artes & Design
DSG 1141-Fundamentos da Mídia Digital -1AA
Relatório do seminário da G1

Tecnologias Digitais do Século XXI que exercem notável influência no Design e na sociedade contemporânea.

9gag e a expansão da webarte.

Antônio César Pimentel
Camila Vaz
Gustavo Parada

A Origem do 9gag e webarte
O 9gag foi criado no ano de 2008, por um grupo de designers sino-americanos chamado Rollin’ Egg. É uma mistura de rede social e blog de web arte voltado para o humor, e como os criadores mesmo o definem, é a forma mais fácil de publicar e compartilhar suas criações interessantes. Lá, o usuário pode criar seu portfolio ou apenas colecionar imagens criadas por outras pessoas.
Grosso modo, podemos dizer que um site de Web Arte disponibiliza um canal de experiências visuais, sonoras ou temporais com o visitante.
Web arte ou webarte é uma categoria de arte computacional que somente pode ocorrer em redes de computadores. Sua principal característica estética envolve a interatividade, por meio da qual o interagente, atuador ou usuário modifica o conteúdo do trabalho, em tempo real, de modo a transformar o evento em função de sua participação.
Ao criar um trabalho de arte para a rede, parte-se do princípio de estabelecer relações com a sensibilidade do internauta, tornando a navegação, uma experiência insólita, cômica, hermética, repetitiva, labiríntica, estética etc. Aqui existe uma busca de resultados subjetivos, intimamente ligados com a experiência do visitante vivenciada no trabalho, que por sua vez, se presta a um grande número de leituras particulares que serão resultado direto da ação do repertório visual do interpretante.
Assim, a leitura de típicos trabalhos de Web Arte que se utilizam de elementos do universo computacional (botões padrão, barras de navegação, mensagens típicas de softwares etc.) dependerão da existência das informações deste universo no repertório visual do visitante. Em

Relacionados