Tecnologias de produção para uva de mesa na região de jales, estado de são paulo, uma análise comparativa de estudos de caso.

Páginas: 15 (3523 palavras) Publicado: 6 de maio de 2011
Código da área: 6.02.00.00-6 Período:2008

TECNOLOGIAS DE PRODUÇÃO PARA UVA DE MESA NA REGIÃO DE JALES, ESTADO DE SÃO PAULO, UMA ANÁLISE COMPARATIVA DE ESTUDOS DE CASO.

Ramille Pael Farias1, Dario de Oliveira Lima Filho2
Departamento de Economia e Administração - CCHS \ DEA - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

RESUMO: Para tornar viável a atividade de produção da culturade uva é necessário que sejam apuradas inúmeras informações, um planejamento adequado de custos, uma análise de métodos e aparelhos que poderão ser implantados no parreiral, entre outros. O sistema de irrigação se apresenta como importante tecnologia de produção que visa diminuição de custos, aumento da produtividade da planta e uso de forma consciente e eficiente recursos hídricos disponíveis. Opresente estudo teve por objetivo analisar dois sistemas de irrigação para a produção de uvas na região noroeste paulista e comparar os custos de implantação destes para análise de seus impactos no custo total de implantação da cultura. Os dados das variáveis envolvidas foram levantados através de pesquisas bibliográficas sobre a região de Jales - SP, sobre custos de implantação e a cultura dauva. A comparação feita foi através de dois estudos de caso da região. Ao comparar os custos totais de implantação e os custos específicos dos sistemas de irrigação localizada pelos métodos de gotejamento e microaspersão, verifica-se no resultado encontrado que o sistema de gotejamento apresenta uma variação de custo maior que o custo do sistema de irrigação por microaspersão. Os dois sistemas deirrigação apresentaram uma diferença no impacto sobre o custo total de implantação de R$ 19,08. Entre eles, o valor de diferenciação foi de 0,04%.

Palavras-chave: 1)Sistema de irrigação 2)Custos de implantação 3)Comparação.

(1) Acadêmica do curso de Administração, (2) Orientador

Apoio: CNPQ

INTRODUÇÃO
Segundo Melo (2007) com o crescimento do primeiro setor, com a maior produção,diversificação de variedades, expansão da infra-estrutura de armazenamento e distribuição, investimentos em tecnologia de produção e marketing dos produtos agrícolas, o Brasil obteve resultados positivos em relação à uva no triênio de 2003/2005, com a 6ª posição no ranking mundial de produção da uva, e 9º lugar no ranking das exportações.
Batalha & Buainain (2007) revelam que há uma animadoraexpectativa de crescimento da demanda por frutas, sendo esta situação favorável para o cenário interno e externo do Brasil. Por expectativas do tipo, seu valor de produção e ao papel desenvolvido na exportação do Brasil em 2005, a uva e a laranja viraram assuntos específicos de duas câmaras setoriais (citricultura e vitivinicultura) criadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento(MAPA).
Mas para que o crescimento contínuo da oferta de frutas chegue e permaneça, há necessidade de preparo do setor produtivo e investimentos em tecnologias que minimizem custos de produção sem prejudicar a lucratividade e produtividade da cultura. Kuhn (2003) apresenta alguns critérios básicos para o controle de produtividade e para um desenvolvimento saudável da uva, sendo um deles ofornecimento de água suficiente e estável. Segundo Xavier, et al (2006) a elevação dos custos de produção, queda da produtividade agrícola e maior escassez de água podem decorrer da má escolha do sistema de irrigação.
Medeiros, et al. (2003) afirmam que o resultado do manejo adequado da irrigação vai além da garantia de qualidade do fruto, mas também se reflete na preocupação com o uso racionalda água na agricultura. A economia de água e energia pode ser uma conseqüência do sistema de irrigação escolhido, Conceição (2005) aponta para videiras os sistemas de irrigação por aspersão, microaspersão e gotejamento, pois estes ao aplicarem um volume de água ao solo é absorvido pela planta cerca de 80% e 90%, uma porcentagem maior que se comparada a outros tipos de irrigação, significando...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mapeamento e análise da produção do caqui no estado de são paulo.
  • Estudo de caso são paulo alpargatas
  • Estudo de caso são paulo alpargatas
  • ESTUDO DE CASO SÃO PAULO ALPARGATAS
  • Região Sul, produção de uva
  • ENSINO RELIGIOSO Um estudo do currículo no Estado de São Paulo
  • Pinacoteca do Estado de São Paulo e Análise de Obra.
  • Analise criminal estatística no interior do estado de são paulo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!