Tecnologias De Gestão Ferramentas de Gestão – Balanced Scorecard (BSC) e Seis Sigmas

Páginas: 10 (2417 palavras) Publicado: 19 de julho de 2013
O MÉTODO SEIS SIGMA


A força da globalização nas empresas faz com que cada vez mais processos sejam analisados e melhorados, pois em função da dinâmica de mercado, a eficiência nas operações e a eliminação do desperdício são questões de sobrevivência e não diferenciais. O Seis Sigma é uma ferramenta de gerenciamento que auxilia nesta busca, e pode ser definido também como um sistema flexívelpara a liderança e o desempenho dos negócios, e possibilita o alcance de benefícios após a sua implementação (Pande, 2001).
O inicio da utilização da estratégia de Seis Sigma foi em 1987 na Motorola e logo foi adotada por Jack Welch em 1995, quando dirigia a GE.
Pande (2001) afirma ainda que o Seis Sigma proporciona: 1. a geração de um sucesso sustentado, pois desenvolve as habilidades e acultura necessárias a uma revitalização constante nas empresas; 2. a determinação das metas de desempenho, que é a base sobre a qual está alicerçada a metodologia Seis Sigma, em virtude de o nível de desempenho se aproximar da perfeição; 3. a intensificação do valor para os clientes, considerando que o foco nele é o ponto vital do método, que busca compreender o significado e a importância do valor parao consumidor; 4. o aprimoramento das melhorias, que é garantido pela utilização de várias ferramentas de gestão empresarial disciplinadas pela estrutura do método; 5. a promoção da aprendizagem, em virtude de o Seis Sigma aumentar o desenvolvimento e acelerar o compartilhamento de idéias inéditas dentro
das empresas; e 6. a execução de mudanças estratégicas, pois a sua incorporação possibilita acompreensão detalhada dos processos e procedimentos das empresas, oferecendo, assim, a capacidade de implementação de simples ajustes a complexas mudanças.
O Seis Sigma não é mais um modismo. Trata-se de uma ferramenta que auxilia negócios a entender e melhorar a competitividade dos seus processos, através do seu alinhamento com os requisitos do mercado, buscando a rentabilidade, através daredução de atividades que não agregam valor ao processo.
A metodologia utilizada na solução de problemas é o ciclo DMAIC: D – Define (definir), M – Measure (medir), A – Analyse (analisar), I – Improve (melhorar), C – Control (controlar). O objetivo da utilização desta seqüência é para a realização de melhoria em produtos, serviços ou processos. O DMAIC se assemelha ao PDCA, sendo considerado poralguns estudiosos como métodos análogos havendo apenas a mudança na nomenclatura.

Pande, Neuman e Cavanagh (2001) apontam três estratégias na filosofia Seis Sigma:
1ª Estratégia de melhoria do processo – desenvolver soluções com a finalidade de eliminar as causas-raiz dos problemas de desempenho de uma empresa, sem interferir na estrutura básica do processo.
2ª Estratégia de projeto /reprojeto – substituir parte ou todo o processo por um novo.
3ª Estratégia de gerenciamento do projeto - os processos são documentados e gerenciados com medições em todas as suas etapas.








Para Aguiar (2002), um dos fatores que determinam o sucesso do Programa de Seis Sigma é a sua estrutura de implementação e de condução. Este planejamento contém basicamente quatro aspectos:

I –Metodologia de solução de problemas e de desenvolvimento de novos produtos / serviços e/ou processos;
II – Estrutura de responsabilidades e funções;
III – Estrutura de treinamentos;
IV – Política de pessoal

Os treinamentos para o programa Seis Sigma são divididos em duas etapas, 1º foco: melhoria de produtos, serviços e produtos e 2º foco: inovação. Aguiar (2002) sugere uma composição dosseguintes treinamentos, focados na área de atuação dos treinandos:

- Workshop para ata gerencia
- Workshop gerencial
- Master Blackbelts
- Blackbelts
- Greenbelts
- Whitebelts

Aguiar (2002) acredita que o programa Seis Sigma promove uma mudança na cultura de uma empresa, pois, após a sua implementação, modifica o posicionamento da empresa em relação aos seus problemas e também...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ferramentas de Gestão: Balanced Scorecard (BSC) e Seis Sigma
  • Ferramentas de gestão: balanced scorecard (bsc) e seis sigma.
  • : Ferramentas de gestão: balanced scorecard (bsc) e seis sigma
  • Aula-tema 7 – ferramentas de gestão: balanced scorecard (bsc) e seis sigma
  • Ferramentas de Gestão
  • Aula-tema 07: Ferramentas de Gestão: Balanced Scorecard (BSC) e Seis Sigma.
  • Aula-tema 07: Ferramentas de Gestão: Balanced Scorecard (BSC) e Seis Sigma
  • Aula-tema 07: Ferramentas de Gestão: Balanced Scorecard (BSC) e Seis Sigma

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!