Tecnologias aplicadas a segurança pública

Páginas: 7 (1536 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual


| | |
|[pic] |Avaliação a Distância |




Disciplina: Tecnologias Aplicadas à Segurança Pública
Curso: Serviços Penais
Professor: Horácio Dutra Mello
Nome do aluno:Jarize de Souza Malek
Data: 03/04/2013


Orientações:
▪ Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
▪ Entregue a atividade no prazo estipulado.
▪ Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
▪ Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).


Questão 1: (2,5 pontos)

Assista aos seguintes vídeos sobre sistemas demonitoramento:

Smarter Talks: Segurança Pública. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=eMipfJcYSk0

Direito à Privacidade. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=utI9BaQcD-A,

Privacidade. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=nD2j0k9pgdw.

De acordo com os vídeos indicados, podemos constatar vários pontos relacionados à aplicação de tecnologias na segurança públicana constituição das novas sociedades. Dentre eles, destacaremos dois: a enxurrada de dados produzidos diuturnamente, seja através dos sistemas voltados para este fim, como as câmeras de videomonitoramento, seja através da produção natural das pessoas na rede, como nas redes sociais e nos smartphones. O segundo aspecto é justamente a possibilidade de utilizarmos estes dados nas aplicações deprevenção e reação à quebra da ordem pública. Hoje, através das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC's), consegue-se realizar análises complexas de atuação criminosa através de dados abertos coletados por estes sistemas.

Também existem sistemas com tecnologia de ponta, capazes de identificar tendências nestas redes sociais, além de prever eventos ou mensurar seu tamanho.

Apesar dosconceitos de privacidade terem começado apenas no século XVII juntamente com o aparecimento das construções com quartos privados, uma das condições para a existência da segurança pública é a necessidade de dispor desta privacidade garantida constitucionalmente em prol da fiscalização contínua do cidadão pelo Estado. Vemos isto nas revistas pessoais realizadas por agentes de Segurança Pública e tambémnos sistemas de videomonitoramento de logradouros públicos.

Hoje se observa que cada vez mais o cidadão é controlado tanto que as empresas privadas também passaram a exercer este controle, como, por exemplo, as empresas de cartão de crédito, que analisam constantemente o tipo de produto adquirido pelos seus associados na busca de qualquer indício de fraude.

Em contrapartida, os cidadãos têmapresentado uma tendência natural de cada vez mais expor sua vida nas redes online. Os aplicativos sociais na internet tem se multiplicado a uma velocidade espantosa permitindo que qualquer pessoa possa acompanhar a rotina e a localização geográfica dos seus "amigos" através destes sistemas.

A partir destas provocações e do conteúdo dos vídeos assistidos, elabore um texto de 10 a 15 linhasposicionando-se sobre a necessidade ou não da privacidade para garantia do Estado Democrático de Direito e de como ela influi na capacidade de produção de Segurança Pública.

R: Nossa sociedade conta com vários recursos tecnológicos,que possibilitam à segurança dos cidadãos, sempre irá haver os que são contra, que só enxergam empecilhos nos modernos meios de controle da segurança, os que são contraprovavelmente são pessoas que andam realizando atos ilícitos. O cidadão de bem posso garantir que não sente ameaça em ser monitorado (videomonitorado), pois é uma segurança maior, onde não há o alcance visual de um policial, de um agente de trânsito, de uma viatura, muitas vezes podemos contar imagens que estão sendo capturadas por câmeras de segurança.

Sou a favor do uso de tecnologias em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tecnologia aplicadas a segurança publica
  • Tecnologia aplicada a segurança publica
  • TECNOLOGIA APLICADA A SEGURANÇA PUBLICA
  • AD
  • AD Tecnologias Aplicadas a Seguranca Publica
  • Criminologia aplicada à segurança pública
  • Tecnologia aplicadas na segurança
  • tecnologia aplicada a segurança

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!