Tecnologia e a Sociedade

Páginas: 20 (4887 palavras) Publicado: 1 de setembro de 2014
1. INTRODUÇÃO.

O ser humano, dotado de sua inteligência, buscou formas, durante toda a história, de vencer os obstáculos impostos pela natureza. Desta forma, foi desenvolvendo e inventando instrumentos tecnológicos com o objetivo de superar dificuldades e problemas. Podemos dizer que a necessidade é a mãe das grandes invenções tecnológicas. Sapatos, roupas, utensílios domésticos, móveis,dentre outros, eram confeccionados por artesãos, a partir do século XIX, com a Revolução Industrial o trabalho individualizado passou a ser coletivo, novas técnicas foram surgindo, e conseguinte ao avanço da técnica o surgimento da tecnologia. O processo de evolução da tecnologia no setor econômico teve sua repercussão na educação, a principio foram criadas escolas técnicas com a finalidade deformar técnicos em diversas áreas do setor econômico para atender a mão de obra exigida pelo setor produtivo. As técnicas utilizadas na escola pouco a pouco foram substituídas, o quadro negro pelo branco, o giz pelo pincel, o livro ganhou “companheiros” Retroprojetor, datashow, internet, etc. Nos dias de hoje não é diferente o ambiente social influência e muito no crescimento e desenvolvimento datecnologia e em especifico no setor de T.I.
A corrida entre as empresas para o desenvolvimento de novas tecnologias e novos conceitos, o ambiente sociopolítico, economia, guerras civis e entre nações, tudo influência nesta área e força ainda mais seu desenvolvimento.

Palavras-Chave: Tecnologia; Revolução Industrial; Técnicas; Setor Ecnonomico; Ambiente Social; T.I.; Internet; Desenvolvimento2. OBJETIVOS

Este projeto visa identificar, analisar e demonstrar o quanto o ambiente social influência no desenvolvimento, aperfeiçoamento e características na T. I., mas antes é necessário saber quando ocorreu o surgimento de cada situação, o encontro dos títulos e seus resultados. Demonstrar os conceitos e variáveis em uma determinada situação nomomento e a longo prazo.


3. JUSTIFICATIVA
A enorme penetração da tecnologia na sociedade atual resulta, assim, de uma sociedade mais aberta, de sistemas tecnológicos mais complexos e de uma dependência maior dos sistemas de informação e comunicação. Por exemplo, a informática marca sua presença na sociedade atual, a ponto de se imaginar impossível, hoje, uma sociedade sem a tecnologia dainformação.
Os diversos avanços conseguidos com uso dos recursos das tecnologias da informação e das comunicações têm promovido intensas alterações em quase todos os segmentos da sociedade, especialmente aqueles que interagem fortemente com os sistemas de produção e abastecimento de bens e serviços, com os sistemas de transportes e de telecomunicações, entre outros.
Podemos constatarfacilmente que a sociedade atual está sujeita a constantes transformações provocadas principalmente pela introdução de tecnologias de informação emergentes que mudam também a forma como lidamos com o conhecimento e formas de produção científica. Ocorre que alguns indivíduos se adaptam melhor e mais rapidamente às mudanças tecnológicas; outros indivíduos se adaptam, mas não de forma tão rápida e temosainda aqueles que não conseguem se adaptar, o que gera um certo "stress". Na realidade, esse "stress" provocado pela tecnologia não está na falta de capacidade do ser humano em se adequar às mudanças e sim, na má estruturação e disseminação da tecnologia na sociedade, tanto pelos governos quanto pela sociedade civil, notadamente pela falta de uma abordagem sistêmica e estratégica. Por exemplo, atecnologia da informação representa um recurso e um instrumento de pesquisa e de renovação acadêmica, que beneficia professores, pesquisadores e alunos e apropria sociedade.
Com o advento da Internet houve um avanço significativo principalmente no que se refere a disponibilização e recuperação de informações, entretanto, ainda hoje convivemos com um alto índice de exclusão digital, com a falta de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tecnologia e sociedade
  • Tecnologia e sociedade
  • Sociedade e suas tecnologias
  • Tecnologia e sociedade
  • Sociedade e tecnologia
  • Tecnologia na sociedade
  • Sociedade e tecnologia
  • Tecnologia e Sociedade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!