Tecnologia e poluição

Páginas: 7 (1692 palavras) Publicado: 5 de abril de 2013
Introdução

A crescente demanda por uma maior quantidade de bens e uma qualidade melhor dos serviços continuará a exigir que se explore o meio ambiente. Uma transformação só terá início com a conscientização e a organização da sociedade.
Entretanto, economistas e políticos ainda insistem na importância do crescimento econômico, o crescimento é essencial para que todos tenham oportunidade demelhorar sua qualidade de vida, porem do que adianta melhorar nossa qualidade de vida com bens materiais e não ter água para beber, ter poluição no ar e nossos animais mortos de cede e de fome.
As relações entre organizações, pessoas e o meio ambiente são complexas. Desde a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, em junho de 1972, em Estocolmo, que as questões relativas à proteção domeio ambiente estão se tornando mais e mais importante em qualquer projeto.
As novas tecnologias não apresentam somente conseqüências sobre a natureza do trabalho (pegar na mão uma peça metálica ou vigiar um robô que efetua este tipo de operação), mas exercem um impacto sobre a base de recursos naturais da civilização ao longo de todo o ciclo de exploração e extração de matérias-primas, suatransformação em produtos, consumo de energia, geração de resíduos, uso e eliminação dos produtos pelos consumidores. Tais impactos podem ser positivos, melhorando a qualidade de um recurso ou ampliando seus usos; ou podem ser negativos, devido à poluição causada pelo processo e pelo produto, ou ainda ao esgotamento ou deterioração dos recursos.
Nosso objetivo com este trabalho é identificar ealertar sobre as precauções que devemos ter, para que tenhamos um ótimo desenvolvimento tecnológico, porem sem poluir nosso planeta, pois se não for assim de nada adiantara sermos ricos em tecnologia.

Tecnologia, meio ambiente e a indústria

O setor industrial é, em grande parte, o responsável pelo desenvolvimento tecnológico mundial, com o objetivo de atender o mercado consumidor. Também é umimportante consumidor de recursos naturais e o principal causador das emissões de cargas contaminantes para o meio ambiente.
Um dado importante nas últimas décadas tem sido a crescente substituição de um recurso mineral por outro, ou por um material não mineral, fundamentalmente para reduzir gastos e diminuir o peso, que equivale a dizer energia. Outra razão para a substituição de materiaisbaseia-se nas propriedades técnicas superiores que oferecem os novos materiais. Por exemplo, a fibra de vidro é superior ao cabo de cobre em quase todas as suas aplicações; um satélite de comunicação que pesa 250 kg presta maior serviço que um cabo telefônico transoceânico que pesa 150.000 toneladas.
Esta substituição tem efeitos ambientais relacionados com a extração e a elaboração de um mineral,mas, por outro, aumenta os efeitos ambientais de extração e elaboração do novo material utilizado. Em alguns casos, estes últimos efeitos são mais graves.
Por exemplo, a elaboração de supercondutores, fibras óticas, novas classes de cerâmicas e compostos leva à utilização de grandes quantidades de compostos químicos tóxicos, causando problemas sanitários e de segurança muito maiores para ostrabalhadores e para o público, sobretudo em caso de acidentes. Outra circunstância importante é que a maioria desses novos materiais não pode decompor-se facilmente e a eliminação de seus produtos provocará problemas que não foram planejados anteriormente.
A indústria é o segundo maior consumidor de água doce, perdendo apenas para a agricultura. Em 1990, consumiu em torno de 973 km3(correspondendo a 24 % do consumo total). Estas águas após utilização nos processos industriais vertem para o meio ambiente como águas residuais. Estas águas residuais variam consideravelmente por sua composição segundo a indústria que lhe deu origem, desde a que tem composição semelhante aos esgotos municipais até as que são tóxicas, que contêm uma grande variedade de metais pesados e compostos orgânicos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tecnologias para prevenção e controle da poluição
  • poluição x tecnologia limpa
  • POLUIÇÃO, ASTRONOMIA E, A TECNOLOGIA E A SAÚDE
  • Tecnologia de Controle de Poluição
  • Poluição
  • poluição
  • poluicao
  • poluição

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!