Tecnologia e educação

Páginas: 20 (4897 palavras) Publicado: 25 de maio de 2011
O IMPACTO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO FORMAL:”QUESTÕES” E PERPESCTIVAS

Dickson Pessoa de Lima
dicksonpessoa@gmail.com

Resumo
Esse artigo tem por objetivo elucidar argumentações sobre o impacto das tecnologias na educação tradicional, fazendo uma síntese do processo evolutivo da sociedade da informação, trazendo a luz a problemática existente na diversidade de fontes de conteúdos e adesmotivação dos alunos. Esclarece a postura da escola e dos docentes frente às novas tecnologias e as possibilidades que surgem com a evolução das práticas docentes.

Palavras-Chave: Educação. Tecnologia. EAD.

Abstract

This article aims to elucidate arguments about the impact of technology in traditional education, making a synthesis of the evolutionary process of the information society,bringing to light the problems existing in the diversity of sources of content and motivation of students. Clarifies the stance of the school and teachers in the face of new technologies and the possibilities that arise from the changes in teaching practices.

Keywords:

1. INTRODUÇÃO

Desde os tempos mais remotos que os seres humanos têm procurado entender a evolução do Universo etransformar o meio em que vivem valendo-se das disponibilidades materiais e da compreensão e uso dos fenômenos naturais que ocorrem na Terra. A história da humanidade passou por várias revoluções tecnológicas que na historiografia, encontramos divididas, prioritariamente, em três grandes áreas: agrícola, industrial e da informação. Se a primeira foi marcada pela utilização da energia animal, rotação deculturas, seleção de sementes e automação da agricultura, a segunda foi marcada pelo desenvolvimento da indústria têxtil, do aço e a mecanização que criaram novos postos de trabalho, essencialmente localizados nas cidades e cada vez mais exigindo especialidades. As fábricas transformaram a qualidade de vida da população que fugia da semi-escravidão do meio rural. Apesar da vida dura nas periferiasurbanas, ainda hoje ela é melhor que em certos ambientes de produção rural, sem a menor assistência e em completo abandono. Desde então as transformações produzidas pelo homem foram extraordinariamente aceleradas como resultado da organização e sistematização do trabalho voltado para a geração e uso de conhecimentos científicos com o intuito de produzir tecnologias que resultassem em novos oumelhores produtos e serviços que satisfizessem os seus desejos centrais e suas necessidades imediatas. Para entendermos a terceira e atual, a da informação, podemos fazer uma retrospectiva da evolução do homem desde os tempos primitivos, analisa-se que a educação e a comunicação estão intimamente ligadas no processo histórico da humanidade. Desde os tempos primórdios que o homem interage com o meioambiente para satisfazer as necessidades de sobrevivência e comunicar-se com o outro através de gestos, símbolos e desenhos para juntos formar comunidades, explorar e desmistificar o planeta. Durante muitos e muitos anos, o homem solucionou diversos problemas, para isso inovou e diversificou meios para adequar a vida humana às tecnologias. Essas novas tecnologias que colaboraram intrinsecamente para aevolução do homem, vêm adentrando de forma significativa na sociedade, esta por sua vez faz com que surjam novas formas de pensar, analisar e cogitar sobre esses novos avanços tecnológicos que mudaram e ainda continuam mudando a história da civilização humana. O elemento básico desta fase é o rápido desenvolvimento tecnológico, provocado pela evolução das áreas da comunicação e da informática quefoi acelerado principalmente, após a Segunda Guerra Mundial. O desenvolvimento da tecnologia da informação que segundo CRUZ (1997. p.160), "É o conjunto de dispositivos individuais, como hardware, e software, telecomunicações ou qualquer outra tecnologia que faça parte ou gere tratamento da informação, ou ainda, que a contenha"), colocando em ênfase o conhecimento, também é conhecida como a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tecnologia na Educação
  • Tecnologia na educação
  • tecnologia e educacao
  • Tecnologia na educação
  • Tecnologias da educação
  • Tecnologia na educação
  • tecnologia na educação
  • Tecnologia na educacao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!