Tecnologia na educaçaõ

Páginas: 6 (1377 palavras) Publicado: 12 de outubro de 2011
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
CURSO DE LICENCIATURA EM INFORMÁTICA

IRENE MARTINS DA SILVA CASTILHO
LUCIANA AGUIAR

A INFORMÁTICA COMO MEIO DE INTERVENÇÃO EDUCACIONAL

RIO VERDE
2º/2011
IRENE MARTINS DA SILVA CASTILHO
LUCIANA AGUIAR

A INFORMÁTICA COMO MEIO DE INTERVENÇÃO EDUCACIONAL

Anteprojeto apresentado ao Curso de Licenciatura emInformática da Universidade Estadual de Goiás, como requisito parcial para aprovação na Disciplina Metodologia Científica.

Orientadores: Renata Dutra Braga
Marcio de Freitas Cabral

RIO VERDE
2º/2011
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3

1.1 JUSTIFICATIVA 5

1.2 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA 5

1.3 OBJETIVOS 61.3.1 Objetivo geral 6

1.3.2 Objetivos específicos 6

2 METODOLOGIA 6

3 RECURSOS 7

3.1 RECURSOS HUMANOS 7

3.2 RECURSOS FINANCEIROS 7

4 CRONOGRAMA 8

5 REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

Esta pesquisa foca o tema informática como meio de intervenção educacional, uma vez que esta faz parte do cotidiano do educando e o novo paradigma da educação aponta que érelevante para proporcionar uma educação de qualidade, o professor priorizar em suas aulas o cotidiano do educando, relacionando teoria e prática, instigando-o a construir e reconstruir o seu conhecimento e nesse cenário o professor é apenas o mediador, proporcionando uma aprendizagem significativa.

Mas, para que os professores atuem utilizando a informática como uma possibilidadepedagógica é necessário que este tenha o domínio básico desta tecnologia e aquela que não tem faz se imprescindível buscar esta formação. No entanto, muitos professores não utilizam esta ferramenta pedagógica alegando que não a dominam.

Diante dessa afirmação de inúmeros professores as autoridades competentes oferecem cursos, treinamentos com o intuito de inserir todos nesta tecnologia. Estaformação fica sob a responsabilidade do NTE (Núcleo de Tecnologia Educacional) que ministram vários cursos relacionados as TICs. Os principais cursos são: Introdução a Educação Digital, Linux Educacional, Proinfo, Proinfantil, Profuncionário.

Os professores formadores ensinam como trabalhar com os softwares e também apresenta aos cursistas também inúmeras possibilidades pedagógicaspara trabalhar com os alunos.

Diante toda essa gama de oportunidades de aprendizagem e de capacitação profissional, ainda existem nas escolas públicas, vários professores que não sabem trabalhar com as TICs, isso acontece não porque as autoridades competentes não oferecem a formação para tal, mas porque não acreditam que estas tecnologias podem realmente proporcionar uma aprendizagemsignificativa.

Esses profissionais que não acompanham a evolução da sociedade acreditam que a única forma viável de aprendizagem é utilizando quadro e giz. Não se deram conta que a sociedade mudou, as necessidades dos alunos também, hoje a informática faz parte do cotidiano do aluno, este nasceu com esta tecnologia em expansão e a utilizam como um brinquedo desde a mais tenra idade.E o professor ainda continua com a mentalidade de uma educação voltada apenas dentro da sala de aula, tendo como único recurso o quadro e o giz. Isto é um dos fatores determinante para que os alunos achem as aulas desinteressantes, sem atrativo, pois estão anos luz a frente do professor.

A realidade educacional atualmente é que temos alunos do futuro que dominam as tecnologiascom professores do passado. É necessário reverter esse quadro nas escolas públicas para que as aulas sejam atrativas e o aluno sinta prazer em estudar, é necessário o professor interagir com o mundo do aluno, assim ambos ganham, o aluno conscientiza que aprendizagem não é apenas decorar e sim construir e reconstruir o seu conhecimento embasado na sua realidade e o professor descobre as inúmeras...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tecnologia na Educação
  • Tecnologia na educação
  • tecnologia e educacao
  • Tecnologia na educação
  • Tecnologias da educação
  • Tecnologia na educação
  • tecnologia na educação
  • Tecnologia na educacao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!