Tecnologia na Educação
Licenciatura em Pedagogia
Professora: Carmi Ferraz
Metodologia do Estudo e Prod. Textual
Aluna: Alana Ruane da Silva
Atividade: Resenha Científicado Texto “Inclusão Social na escola” de Maria Helena Silveira Bonilha.
“Inclusão Social na escola”
Maria Helena Silveira Bonilla, graduada em Ciências pela Universidade Regional do RioGrande do Sul, com mestrado em Educação nas Ciências pela mesma universidade de graduação e doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia, atualmente professora da mesma conta ainda comexperiência na área de educação, com ênfase em Educação e Tecnologia da Informação e Comunicação; Atuando principalmente com os temas: formação de Professores, inclusão digital, software livre e políticaspúblicas.
Em seu artigo “Inclusão Social na Escola” Bonilla apresenta de maneira clara o percurso da inclusão digital no Brasil, fala sobre as dificuldades que ainda são enfrentadas pelas escolas comrelação a conexão, aborda também a inclusão digital não só de alunos mas também dos professores.
Segundo a autora depois do lançamento do “Livro Verde” do Programa Sociedade da Informação noBrasil acreditava-se ter dado o ponta pé inicial para a “alfabetização digital” , no entanto o objetivo era assegurar que a economia Brasileira tivesse condições de competir no mercado mundial. Logodepois o termo “inclusão digital” se consolida. A autora considera que é necessário ultrapassar a ideia atual do uso das TIC apenas como preparação para o mercado de trabalho e promover a cultura, ainteratividade e a produção colaborativa.
Ainda é apontado pela autora outros problemas como: restrição do acesso de maneira educativa a internet, falta de propostas pedagógicas que vá além dastradicionais pesquisas, atividades nos laboratórios escolares que não são coordenadas pelos professores e sim pelos responsáveis dos laboratórios, principalmente pelo fato de os professores não terem...
Por favor, assinar para o acesso.