TECNOLOGIA MECANICA

Páginas: 5 (1225 palavras) Publicado: 27 de julho de 2015
ETEC PROFº ALFREDO DE BARROS SANTOS
CURSO TECNICO DE MECÂNICA





TECNOLOGIA MECÂNICA I








NOME: VITOR HENRIQUE BERNARDINO FABRICIO
SERIE: 1ºM
NUMERO: 41
PROFESSOR: FELIPE LOPES




GUARATINGUETÁ-SP
2015

Metais ferrosos
Aço: é uma liga de ferro-carbono com teores de carbono de 0,08 a 2,11%, contendo outros elementos residuais do processo de produção e podendo conter outrospropositalmente adicionados (elementos de liga). Portanto, o seu componente principal é o metal ferro, no qual é obtida em siderúrgicas que é um campo específico da metalurgia que transforma o ferro em aço. O aço é produzido a partir do ferro, que é refinado (reduzido), em um equipamento chamado de Alto-Forno. O Alto-Forno é um equipamento de formato cilíndrico vertical de grande altura. O ferro que saí doalto-forno, denominado ferro gusa, contém elevados teores de carbono (até 5%) e de impurezas. Sendo muito quebradiço, frágil, não possui aplicação industrial. Há necessidade, de um processo de refino para transformá-lo em aço de utilidade prática.

Ferros fundidos: são ligas de ferro e carbono, com teores acima de 2,11%. O silício está quase sempre presente, e contêm outros elementos, residuais deprocesso ou propositalmente adicionados. Comercialmente existem quatro tipos de ferros fundidos, a diferença entre eles é a forma de resfriamento e a presença de elementos de liga.
Primeiro é o Ferro Fundido Branco; Elevada velocidade de resfriamento, possui teores de carbono e silício, geralmente acrescentado alguns elementos de liga. Como níquel, cromo e molibdênio. Ferro Fundido Cinzento;Mediana velocidade de resfriamento, baixo custo de produção. Ferro Fundido Dúctil ou Nodular; Mediana velocidade de resfriamento geralmente acrescentado níquel, molibdênio e cromo. Ferro Fundido Maleável: Ferro Fundido Maleável Perlítico tem rápida velocidade de resfriamento e o Ferro Fundido Maleável Ferrítico tem Baixa velocidade de resfriamento.

Liga de aço
Silício: é o elemento de númeroatômico 14, do terceiro período da família do carbono e, devido a isso, ele possui várias propriedades parecidas com o carbono. Por exemplo, ele é um sólido duro, cuja estrutura cristalina é parecida com a do diamante, que é formado somente por ligações entre carbonos. As suas reações químicas também são semelhantes às deste elemento. Existe também o Silício Metálico que é empregado basicamente nafabricação de ligas de alumínio para fundição, utilizadas nas indústrias automobilísticas, aeronáuticas, etc. Na indústria química o Silício Metálico é utilizado na fabricação de inúmeras resinas, silicones e lubrificantes e no campo de tecnologia avançada como a computação, a comunicação espacial, os sistemas de defesa, em painéis fotovoltaicos, etc.

Cobre: é o elemento atômico 29 está localizado nogrupo I-B da tabela periódica seu símbolo químico do metal é Cu, tem coloração vermelha discretamente amarelada.
O cobre e suas ligas são extensivamente utilizados em várias aplicações desde a metalurgia até mesmo como peças decorativas. Os elementos de liga são adicionados ao cobre com o intuito de melhorar algumas características como resistência mecânica, ductilidade e estabilidade térmica.Além de ser o terceiro metal mais utilizado no mundo, perdendo apenas para os aços e para o alumínio e suas ligas. Suas principais características são as elevadas condutividades elétrica e térmica, boa resistência à corrosão e facilidade de fabricação, aliadas a elevadas resistências mecânica e à fadiga. As peças fabricadas com cobre são unidas mediante soldagem e/ou brasagem.

Magnésio: é o elementoatômico 12 seu símbolo é Mg, de cor branco-prateado, bastante resistente, duro e leve. Na área metalúrgica, em função de suas características, pode ser misturado com outros metais para formar ligas metálicas leves. As ligas de magnésio são usadas em fundições de peças estruturais, fabricadas por processo de fundição e/ou conformação mecânica. Trata-se de metal com uso crescente na indústria...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tecnologia Mecânica
  • Tecnologia mecânica
  • tecnologia mecanica
  • Tecnologia Mecanica
  • Tecnologia Mecanica
  • Tecnologia mecânica
  • TECNOLOGIA E MECâNICA
  • Tecnologia mecanica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!