Tecnologia Industrial

Páginas: 5 (1090 palavras) Publicado: 18 de maio de 2014

Técnico em Segurança e Saúde do Trabalho




Evolução a partir do Disquete até o Pen Drive
História
Disquetes 

 Surgiram em 1969 com uma capacidade de 80 kB, suas primeiras versões mediam 8 polegadas, posteriormente apareceram muitos outros modelos com diferentes capacidades. A mais compacta é com 3,5 polegadas e sua capacidade de 1.44 MB e que atualmente está em desuso.CD
 Foi inventado em 1979 comercializado a partir de 1982 em pouco tempo conquistou o espaço antes ocupado pelo disco de vinil,. Inicialmente utilizado na área da música e posteriormente na informática. É atualmente ainda um dos mais populares meios de armazenamento de dados/música. Geralmente tem uma capacidade de aproximadamente 700 MB/ 80 minutos.


ZIP-Drive
Surgiu em 1994 e tinha umacapacidade de 100 MB. Mais tarde surgiram modelos com capacidade de 250 e 750 MB. Não teve muito sucesso e é pouco usado atualmente.
 

DVD
 Foi criado em 1995 e tem uma capacidade de 4,7 GB. Porém, apenas no ano 2000 passou a ser comercializado em terras brasileiras É atualmente muito utilizado principalmente no mercado de vídeo.



CARTÃO DE MEMÓRIA

No final dos anos 90, os primeiroscartões de memória apareceram no mercado. A portabilidade e o grande espaço de armazenamento foram os principais atrativos da novidade. No entanto, a produção desenfreada para os mais variados suportes fez com que não houvesse uma padronização de formato, o que tornou diversos modelos obsoletos muito rapidamente.

IMAEEEEEEEEEEEEEEGEM

Apesar da grande variedade, os leitores de cartão de memóriafacilitam a vida dos usuários, já que tornam os dispositivos compatíveis em muitos computadores. Hoje, é possível encontra cartões de memórias em câmeras fotográficas, celulares, tablets, consoles de videogames portáteis e muitos outros dispositivos.
Atualmente, um cartão de memória, mesmo medindo milímetros, pode dispôr de até 128 Gb de espaço e velocidade de tranferência de dados de 45 Mb porsegundo, em média. Um dos primeiros lançados, suportava apenas 128 Mb.

PEN-DRIVE
Apareceram no mercado, em 2000, e revolucionaram a forma de transporte de dados por serem compactos e de ligação às portas USB.

A capacidade de armazenamento dos primeiros pendrives começou em 8 MB, o que era muito para época hoje, varia de 64 MB a 64 GB. É uma das formas mais populares de transporte de dados daatualidade.



Resumo
Os Pen drives é um armazenamento que fazem interface com o computador através de uma porta USB ou Firewire. Estes Pen drives armazenam informações para qualquer dos mesmos usos um disco rígido interno. Ele usa módulos de memória flash que armazenam dados em uma configuração de memória NAND.
Simplificando, os pendrives possuem um chip gravável e regravável e o processode armazenamento acontece por meio de elétrons que ao receberem carga positiva se tornam um número 1 e, ao perder em carga, se transformam em 0. É o famoso código binário em ação.
Além de ser seguro, pequeno e fácil de usar, outro fator que faz dos pendrives verdadeiros sucessos de venda é a possibilidade de encontra-se modelos diversos, do computador para o bolso.




Fenômeno
O que fazdeles tão populares? A resposta pode estar em uma palavra: ENERGIA. Parece estranho, mas um dos fatores que contribuiu para este tipo de dispositivo é a não necessidade de energia para manter os dados armazenados, e continuar sendo muito seguro e estável – ao contrário dos disquetes. 
Além de ter todos aqueles atributos, os pen drives também fazem sucesso por ter adotado a famosa entrada USB comporta de comunicação. Esse tipo de conexão foi desenvolvido com o intuito de tornar a comunicação do computador com outros dispositivos mais rápida.
Outra função da adoção e massificação da porta USB foi para tentar padronizar as entradas dos computadores. Desta forma, com o tempo elas acabaram se tornando mais populares que os próprios leitores de CDs, justamente por permitirem a conexão de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Técnologia Industrial
  • tecnologia industrial
  • Tecnologia industrial
  • Tecnologia industrial
  • Tecnologia Industrial
  • Princípios de Tecnologia Industrial
  • Principio da tecnologia industrial
  • Principio da tecnologia industrial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!