Tecnologia dos Processadores de celulares

Páginas: 7 (1551 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
TECNOLOGIA DOS PROCESSADORES NOS CELULARES



RESUMO

A busca pela otimização do desempenho no processamento dos dados tem levado o homem a superar as fronteiras do conhecimento, onde cada desafio se mostra mais complexo que o anterior.
A computação quântica deixou de habitar somente o mundo da ficção científica e foi lançada à realidade dos processadores do século XXI, onde cientistastrabalham arduamente para encontrar soluções no que tange às dimensões, velocidade e economia.
Neste contexto o qubit chegou e possivelmente substituirá o bit, que desde os primórdios da informatização tem ocupado este espaço e agora, ao que tudo indica, sofrerá mudanças drásticas com a computação quântica.

Palavras chave: Processador, qubits, computação


1 INTRODUÇÃO

Os avançostecnológicos percebidos nos últimos anos são dignos de admiração se comparados com o que o homem vivenciou nas últimas décadas.
Quando se refere ás tecnologias é inevitável considerar os microcomputadores como uma das principais referências, haja vista o mundo girar hoje em torno desses equipamentos, sejam eles portáteis, domésticos ou empresariais.
Em se tratando de computadores, a primeiracaracterística a se considerar são os processadores, ou CPU em inglês, sendo estes os principais responsáveis pelas operações realizadas nos equipamentos.
Os processadores são os alvos preferidos dos pesquisadores que procuram a cada dia aumentar sua capacidade e reduzir suas dimensões a fim de economizar espaço e energia.
2 A LEI DE MOORE

Referente a essa questão, tamanho e capacidade dos processadores,Gordon Earle Moore, um dos fundadores da Intel, afirmou que os processadores aumentariam o número de transistores em 100% a cada dezoito meses, isso em 1965, afirmativa que ficou conhecida como a Lei de Moore,
Por um bom tempo a tal lei fez sentido, mas obviamente não será possível manter a mesma evolução com os materiais atualmente em uso, como o silício e metal, utilizados na confecção do que sechama wafer de silício, os quais formam os transistores, que por sua vez, aos milhares, dão origem aos processadores.
A ilustração 1 demonstra o processo de formação de um wafer de silício, base para os transistores,

Ilustração 1 Processo de produção de wafer de silício.

3 PROCESSADORES DO SÉCULO XXI

Comparando os processadores do século XX com os que são produzidos atualmente,percebe-se uma diferença imensamente grande entre eles, tanto na estrutura quanto no desempenho.
O processador 4004 da Intel, por exemplo, era composto por apenas dois mil transistores enquanto o 486 continha um milhão deles e mesmo assim não chega nem proximo do CORE 2DUO X6800, o qual é fabricado numa técnica de 0.065 micron (237 vezes menores que os do 486) e possui 291 milhões de transistores,operando a 2.93 GHz.
Atualmente usa-se o nanômetro como unidade de medida no lugar do micron. Um nanômetro equivale a um milésimo de micron, de forma que em vez de dizer que o processador x é fabricado numa técnica de 0.045 micron, diz-se que ele é fabricado numa técnica de 45 nanômetros.

3.1 PROBLEMAS DE ESPAÇO

É fácil deduzir que já está difícil aumentar o número de transistores nosprocessadores, por uma simples razão: falta de espaço.
Significa que, utilizando-se a tecnologia disponível hoje, acrescentar mais transistores implica em aumentar o tamanho do processador, e isso estaria na contramão do que se espera com os dispositivos atualmente utilizados.
Segundo matéria veiculada no site www.tecmundo.com/processadores (acesso em 20/05/2014), já está abaixo de 50 nanômetros oprocesso de fabricação dos processadores e não há mais possibilidades de reduzir tais dimensões, conseqüentemente não se consegue abrigar mais transistores, o que impede a melhora do desempenho.


3.2 PROCESSADORES NO CELULAR

O processador é um dos componentes do celular que embora seja muito pequeno é muito importante e esta presente em todos os celulares.
Assim como em um computador, ele é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tecnologia de Processadores
  • Tecnologia Celular
  • Tecnologia de Celulares
  • tecnologia do celular
  • Tecnologia da Biologia Celular e Molecular
  • Tecnologia de Telefonia Celular
  • Tecnologia da biologia celular e molecular
  • Tecnologia da biologia celular e molecular

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!