Tecnologia dos materiais não-ferrosos

Páginas: 33 (8018 palavras) Publicado: 27 de dezembro de 2011
Introdução

Denominam-se metais não ferrosos, os metais em que não haja ferro ou em que o ferro está presente em pequenas quantidades, como elemento de liga. Os metais não ferrosos são mais caros e apresentam maior resistência à corrosão, menor resistência mecânica, pior resistência a temperaturas elevadas e melhor resistência em baixas temperaturas que o aço carbono. Os principais serviçoscom metais não ferrosos são os serviços de corrosão e de não contaminação pelo produto da corrosão, como em situações extremas de temperaturas baixas e altas. Os principais representantes desta classe de materiais são: Estanho, Zinco, Chumbo, Platina, Magnésio, Titânio, Cobre e Alumínio, sendo estes dois últimos os mais importantes e portanto os mais discutidos neste trabalho.

Cobre

IntroduçãoEstudos comprovam que um dos primeiros metais a ser usado na antiguidade foi o cobre. Usava-se também o ouro, mas era restrito seu uso para objetos ornamentais, portanto o cobre era o metal usado para a fabricação de utensílios. Na procura do material adequado, distinguem-se as grandes idades da pedra, do cobre, do bronze e do ferro .
A princípio, usou-se o metal encontrado no elementonativo (cobre), mesmo sendo escasso na natureza foi trabalhado a frio ou a fogo, com martelo, atingindo, assim, a forma desejada. Mais tarde ele foi extraído da calcopirita (CuFeS2).
Uma grande evolução foi quando conseguiu obter o cobre na sua forma líquida (temperatura de fusão de 1083ºC), mas, para isso, foi necessária a invenção de fornalhas. E, a partir dessa evolução, foi possível a invençãode ligas, surgindo assim o bronze.
O cobre puro é, entre os metais, um dos melhores condutores de eletricidade (somente a prata o supera) e, portanto, seu consumo aumentou extraordinariamente, com o desenvolvimento da indústria elétrica. As instalações telefônicas e telegráficas, as centrais hidrelétricas, os motores, os dínamos, os transformadores, os aparelhos de rádio, os cabos e os fiosabsorvem, hoje, uma quantidade enorme de cobre puro, que não pode ser substituído na maior parte dos casos, por nenhum outro metal. E como as aplicações elétricas se multiplicam, o consumo de cobre torna-se cada vez maior.
Em proporções mais modestas, ele é usado puro ou em liga, nas indústrias mecânicas (automóveis, locomotivas), nas bélicas e nas construções, e, além disso, sob forma de compostos(sulfetos - calcopirita e óxidos - cuprita), nas indústrias químicas. Naturalmente, a grande extração e exploração dos últimos decênios faz com que as jazidas fiquem cada vez mais pobres e a descoberta de novas é pouco provável.
A produção de cobre exige uma série de operações algumas longas e complicadas, principalmente, devido ao mineral de minério de cobre extraído ser, normalmente, muitopobre em metal. Enquanto um minério de ferro, para ser explorado, deve conter 30% ou 40% do metal, para o cobre é necessário muito menos, ou seja, de 3% a 1% já suficiente para tornar viável sua extração.
Após este longo ciclo produtivo, o cobre é lançado ao comércio trabalhado de acordo com os fins a que se destina. Para se ter uma idéia do aumento da produção mundial de cobre, nestas últimasdécadas, basta apenas citar que, há um século atrás, a produção beirava 100-150 mil toneladas anuais e, hoje, atinge cerca de 2 milhões e meio de toneladas.
Destes, quase um terço é produzido pelos Estados Unidos, cujas jazidas cupríferas mais abundantes se encontram no Arizona, no Utah, no Novo México, em Montana, em Michigan. Aos Estados Unidos, seguem-se a Rodésia, o Chile, a Rússia, o Canadá e oCongo Belga. A Europa consome cobre muito mais do que produz. Minas de certa importância encontram-se na Iugoslávia, na Finlândia, na Suécia, na Noruega, na Espanha. Na Alemanha, a mina de Mansfeld, no maciço de Harz, está em atividade desde o ano de 1200. Ainda tem as minas de Chipre, já exploradas há três ou quatro mil anos antes de Cristo, depois abandonadas e hoje reativadas. O nome clássico...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Materiais Ferrosos e não ferrosos
  • Materiais ferrosos não ferrosos
  • Materiais Metálicos Não-Ferrosos
  • Materiais Não Ferrosos
  • materiais nao ferrosos
  • Materiais nao ferrosos
  • Caracterização de Material Não Ferroso
  • materiais não ferrosos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!