TECNOLOGIA DO MATERIAL APLICADO NA FABRICAÇÃO DA CANELEIRA

Páginas: 10 (2441 palavras) Publicado: 26 de maio de 2014
TECNOLOGIA DO MATERIAL APLICADO NA FABRICAÇÃO DA CANELEIRA
CURSO: Engenharia mecânica


Resumo - Há indícios de que as caneleiras surgiram por volta de 1500 a.C.; mas com o avanço da engenharia, novas técnicas foram sendo utilizadas e aperfeiçoadas, tornando este acessório cada vez mais moderno e usual. O Polipropileno (PP) é o material aplicado ao tema deste artigo, com a justificativa deter o menor custo-benefício, resistência a grandes impactos, além de ser leve e ter fácil maleabilidade. Foi demonstrado o modo de manufatura do produto, com dados descritivos desde a matéria prima, aquecimento, dilatação, injeção termoplástica, módulo de resistência, resfriamento, custo final e preço de mercado.

Palavras-chaves: caneleira, Polipropileno, fabricação, vantagens.

IntroduçãoA caneleira é um equipamento de proteção individual para esportistas. Inspirada em uma peça da armadura dos guerreiros gregos e romanos, em meados de 1500 a.C., para proteção da parte inferior das pernas. As primeiras caneleiras eram feitas de materiais duros e resistentes como cobre, madeira, couro, dentre outros.
Com o aumento da competitividade no esporte, viu-se a necessidade de aumentar asegurança dos atletas e ao mesmo tempo, reduzir o peso dos materiais e equipamentos sem afetar o desempenho dos esportistas. Surgiram então, as caneleiras fabricadas de polímeros, mais conhecidos como plástico.
Na fabricação da caneleira são utilizados dois tipos de polímeros. Na parte externa, onde os maiores esforços são aplicados, utiliza-se um polímero mais resistente. Dentre eles pode-sedestacar o Polipropileno (PP), Polietileno (PE) e Poliuretano (PU). Na parte interna, é utilizado outro tipo de polímero, o elastômero, conhecido como borracha, um polímero que apresenta propriedades "elásticas" permitindo grandes deformações antes da ruptura.
O objetivo geral deste trabalho é demonstrar as vantagens de utilização de polímeros na fabricação das caneleiras. Já como objetivoespecífico propõe-se analisar a parte externa da caneleira, onde os esforços são aplicados e onde o Polipropileno é a matéria prima principal.
Para tanto, apresenta-se o Polipropileno, tais como suas propriedades, com enfoque na densidade e resistência mecânica, no processo de transformação e por fim a viabilidade econômica. Tudo relacionado à aplicação do material na fabricação da caneleira.Referencial Teórico
Polipropileno

O Polipropileno (PP) é um dos plásticos mais novos e sua descoberta é creditada a Giulio Natta, em 1954, na Itália. (NO CAMINHO, 2010)
Obtido através de reações de polimerização, aquelas em que produtos simples, chamados monômeros reagem entre si, combinando suas moléculas e formando moléculas maiores, caracterizadas pela repetição de uma unidade básica. Napolimerização do Polipropileno são utilizados catalisadores. O monômero para a produção do PP é o propeno, também chamado de propileno, obtido principalmente através do craqueamento da nafta, um derivado do petróleo. (NO CAMINHO, 2010)

Propriedades do Polipropileno

A utilização do polímero no processo de fabricação das caneleiras acontece de forma estratégica e inteligente, onde as suascaracterísticas são particulares e atendem as necessidades de proteção para os esportistas.
Este material oferece um bom equilíbrio de propriedades térmicas, químicas e elétricas. Além de apresentar grande resistência a rupturas, por flexão e fadiga, não é atacado pela maioria dos agentes químicos de natureza orgânica.
Um resumo das propriedades do Polipropileno é a boa resistência química; boaresistência ao impacto; baixo custo; boa estabilidade térmica; baixa densidade; fácil moldagem. Este se mostra como um dos plásticos mais versáteis e por isso é aplicado em diversos setores do mercado.

Densidade

O PP é um polimineral que apresenta a menor densidade, isto permite obter peças e produtos com baixo peso. Através da Equação (1) o valor da massa da caneleira pode ser calculado....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tecnologias e sistemas aplicados a administração de materiais
  • Materiais aplicados
  • Tecnologia de fabricação
  • tecnologia de fabricação
  • MATERIAIS FABRICAÇÃO INDUSTRIAL
  • Principais Materiais Aplicados a Industria
  • Materiais rochosos aplicados nas fundações
  • Tecnologia dos materiais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!