tecnologia de baixa tensao

Páginas: 6 (1302 palavras) Publicado: 18 de outubro de 2013
Normas técnicas
A norma NBR 14136 estabelece o padrão brasileiro para tomadas e plugues elétricos e está baseada na norma internacional IEC 60906-1. A norma brasileira abrange todos os demais produtos relacionados como cabos de ligação dos equipamentos, cordões, conectores, extensões, etc. Os aparelhos eletroeletrônicos deverão ser dotados de tomadas e plugues elétricos (quando o aparelhoincorporar tomadas) conforme o padrão.
Em termos de segurança, a norma NBR 14136 aumenta a segurança contra choques elétricos porque, além dos contatos elétricos das tomadas ficarem recuados em relação à face externa do plugue, inclui também um rebaixo (encaixe de plugue) na tomada. Este detalhe construtivo garante que não ocorra o risco de um contato acidental com partes vivas do circuito econseqüente choque elétrico.

Figura 1 - Inserção de plugue na tomada. O rebaixo evita o choque elétrico
O rebaixo da tomada (poço) também funciona como guia, facilitando a inserção do plugue, principalmente quando a tomada encontra-se em local de difícil acesso ou de pouca visibilidade.
Riscos de sobrecargas
A NBR 14136 unifica as diversas versões de plugues e tomadas existentes no mercado para doismodelos básicos: bipolar (2P) e bipolar com contato de aterramento (2P+T). O novo padrão foi idealizado de maneira a evitar a conexão de equipamentos com potência superior à que a tomada poderá suportar. Em termos de corrente elétrica nominal, a NBR 14136 prevê dois modelos de plugues e tomadas:
Plugues e tomadas para 10A;
Plugues e tomadas para 20A.
A diferença entre os modelos está no diâmetrodo orifício de entrada da tomada, que no modelo de 20A é maior, bem como no diâmetro do pino do plugue de 20A, que também é maior. Como resultado, os modelos para 20A aceitam a inserção de ambos os plugues, mas os modelos de 10A apenas plugues de 10A, garantindo que a capacidade de corrente nominal não seja excedida.

Figura 2 - Padronização de plugues e tomadas de 10A e 20A
Aterramento
Anorma NBR 14136 prevê para a tomada fixa o terceiro pino ou contato de aterramento, ou ainda contato PE, atendendo às exigências da norma brasileira para instalações elétricas, ABNT NBR 5410:2004. Essa providência também atende outra exigência da norma NBR 5410 quanto à presença de condutor de proteção nos circuitos elétricos de baixa tensão.
Graças às modificações colocadas pela norma NBR 14136será possível diminuir o número de configurações de plugues e tomadas, o que irá favorecer a otimização de componentes no processo de produção e deixará de existir incompatibilidade de uso dos equipamentos dotados de plugues de três pinos (plugue dois-pólos-mais-terra – 2P+T), sem a anulação do pino de aterramento, como acontece atualmente com boa parte dos equipamentos de redes de computadores, porexemplo.

Conexão Elétrica
Uma conexão elétrica entre pontos discretos permite o fluxo de elétrons, corrente elétrica. Um par de conexões é necessária para constituir um circuito elétrico.
Entre pontos com uma diferença de potencial baixa, o fluxo de corrente contínua pode ser controlada por uma chave. Todavia, se os pontos não estão conectados, e a diferença de potencial entre aqueles pontos éalta o suficiente, a ionização elétrica do ar ocorrerá, e o fluxo da corrente tenderá a acontecer ao longo do caminho de menor resistência.
Terminais

Os terminais são componentes que são conectados aos condutores dos circuitos e tem como função aumentar o contato elétrico entre o condutor e o borne ou outro local a ser conectado o condutor, eliminando assim, as perdas devido ao mal contato.Tipos de terminais

Terminal e luva pré isolados

São terminais fabricados em cobre eletrolítico com acabamento estanhado e a isolação em PVC, normalmente tem ranhuras no interior para melhorar o contato elétrico e aumentar a resistência ao deslizamento do condutor. Normalmente abrange as bitolas de 0,25 a 6mm², podendo ser sem isolação, pré-isolados e pré-isolados reforçados....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Baixa tensão
  • Fonte de alimentação de Baixa tensão
  • RIC Baixa Tensão
  • Entrada consumidora de baixa tensão
  • baixa e media tensão
  • Ibt
  • Disjuntores de baixa tensão
  • instalações elétricas de baixa tensão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!