Tecnologia da informacao

Páginas: 16 (3963 palavras) Publicado: 5 de junho de 2012
1. Introdução

Segundo FONSECA, a tecnologia da informação surgiu da necessidade de se estabelecer estratégias e instrumentos de captação, organização, interpretação e uso das informações. Hoje, tecnologia da informação é utilizada para melhorar o desempenho das atividades da empresa, e por conseqüência apoiar os processos empresariais.

Com o dinamismo e exigência do mundo atual, asorganizações precisam possui estratégicas eficientes que facilitem a utilização de recursos e informações oferecidas pela tecnologia de informação e disponíveis nos sistemas. 

Graças a tecnologia da informação o mundo nos negócios foi revolucionado. Os processos empresarias passaram a ser dotados de maior confiabilidade, eficiência e eficácia.



1.1. Sistema 

Por definição, Sistema é um conjunto decomponentes que interagem para alcançar um objetivo comum.



1.2.Sistemas de Informação

Os sistemas de informação têm por objetivo gerar informações para a tomada de decisões. Os dados são coletados (entrada),, processados (processo), e transformados (saída) em informação.



1.3. Finalidades dos Sistemas de Informação

Para as empresas sobrevivam e se destaquem frente a concorrência, énecessário estar preparado para lidar com os problemas internos e externos do ambiente em que estão inseridas. Para que isso aconteça, ha uma busca constante no desenvolvimento de sistemas de informações para a resolução desses problemas. Devido a isso, constuma-se dizer que a razão mais forte pelas quais as empresas constroem os sistemas é para solucionar os problemas organizacionais e para reagir a umamudança no ambiente.



 1.4. Por que utilizar Sistemas de Informação?

Devido ao grande e crescente volume de informação, surgiu a necessidade da utilização do Sistema de Informação (SI). Com o Sistema de Informação ha uma apresentação estruturada das informações e, por consequência, a visão das mesmas é simplificada, o que pode garantir um grande diferencial em relação aos concorrentes, pois asdecisões tomadas pelos gestores são mais rápidas e baseadas em fontes seguras.





























2. ERP – Enterprise Resource Planning

2.1. Definição

Trata-se de uma arquitetura de software que possui, por principal objetivo, integrar todo o fluxo de dados, processos e informações de uma companhia em um único sistema integrado de informações. De maneira que, um ERP é desenvolvidocom a finalidade de integrar os vários departamentos de uma organização contribuindo para o aumento da rapidez da troca de informações, além de promover a automação e armazenamento de todos os dados referentes ao negócio da mesma.

Desse modo, tal arquitetura de software facilita o fluxo de informações entre todas as atividades da empresa integrando os diversos departamentos da mesma:produção, logística, finanças, contabilidade, marketing, vendas, compras e recursos humanos.

[pic]

Funcionalidades dos sistemas ERP – Fonte: Davenport (1998).




Assim, os sistemas ERP fornecem aos usuários a possibilidade de realizar um rastreamento além de permitir uma visibilidade global das informações que circulam por toda a empresa e da Cadeia de Suprimento. Segundo Sunil Choprae Peter Meindl , autores do livro Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos, tal fator possibilita decisões inteligentes e consistes em “um instrumento para a melhoria de processos de negócios, como a produção, compras ou distribuição, com informações on-line e em tempo real.” Não obstante a esses fatos, controlam e fornecem suporte a todos os processos operacionais, produtivos, administrativos ecomerciais da empresa.


2.2. Histórico
No final da década de 1950, a tecnologia disponível naquele período nos mainframes que rodaram os primeiros sistemas de controle de estoque. No entanto, a automatização tinha um alto custo e era cara, porém, já demandavam menos tempo que as atividades realizadas manualmente.
De maneira que, no início da década de 1970, surgiram os MRPs (Material...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tecnologia da informação
  • TECNOLOGIA DA INFORMAÇAO
  • Tecnologia da Informaçao
  • tecnologia da informação
  • Tecnologia da informação
  • Tecnologia da informaçao
  • tecnologia da informação
  • Tecnologia da informação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!