Tecnologia da Informação

Páginas: 14 (3441 palavras) Publicado: 21 de outubro de 2014
UNIVERSIDADE PAULISTA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
PEDAGOGIA
Tecnologia da Informação
Campinas
2013
Tecnologia da Informação
Trabalho apresentado para avaliação da disciplina de Atividades Práticas Supervisionadas, do curso de Pedagogia, da Unip.
Orientadora: Prof. Ms. Marie Almeida
Campinas
2013SumárioIntrodução...........................................................................................04
Capítulo I. Historia da Tecnologia.......................................................05
Capitulo II. Tecnologias Educacionais................................................08
Capitulo III. A tecnologia na vida e na escola.....................................12
Capitulo IV. Pesquisa de campo.........................................................13
ConsideraçõesFinais.........................................................................14
Referências Bibliográficas..................................................................15
Introdução
O presente trabalho refere-se a Atividades Práticas Supervisionadas, da disciplina de Tecnologia da Informação e Comunicação em Educação, do curso de Pedagogia, da Universidade Paulista, em 2013.
Tendo comoobjetivo o de verificar como os profissionais da educação interagem com as mídias. Analisando e descrevendo se os educadores os entendem como instrumento de trabalho e se as tecnologias realmente melhoram e ou facilitam o processo de ensino aprendizagem. Para tal, se fez necessário a realização de uma pesquisa de campo, por meio da qual fez se entrevistas e análises com profissionais da área, ouseja, professores, e observou-se seus métodos e didática de ensino.
Esse trabalho se justifica pela importância do tema, já que em um mundo globalizado, em uma sociedade da informação, se faz necessário que os educadores sejam atualizados em suas práticas educacionais. Desta forma, se faz necessário saber utilizá-las no desenvolvimento da educação de seus alunos. Buscar exemplos no mercado etrazê-los para a faculdade dá ao futuro profissional uma fase para seu próprio desenvolvimento didático.
Capítulo I – Um pouco da história das Tecnologias da Informação e da Comunicação
O presente período é crucial da vida em sociedade, semelhante ao da revolução industrial. Já que em seu centro há as tecnologias digitais e sua capacidade de convergência de linguagem que leva a comunicação tecnológica(entre maquinas). Vive se uma época em que os limites físicos estão sendo tensionados.
A capacidade de penetrabilidade dessas tecnologias nos diversos domínios da atividade humana mostra o valor e o tamanho dessa revolução tecnológica.
A história da tecnologia e quase tão velha quanto a historia da humanidade, e segue desde quando os seres humanos começaram a usar ferramentas de caça e deproteção.
As tecnologias mais antigas converteram recursos naturais em ferramentas simples. A descoberta e o consequente uso do fogo foi um ponto chave na evolução tecnológica do homem, permitindo um melhor aproveitamento dos alimentos e o aproveitamento dos recursos naturais que necessitam do calor para serem uteis. A madeira e o carvão de lenha estão entre os primeiros materiais usados comcombustível.
Para Lalande (1999) tecnologia é o estudo dos procedimentos técnicos, naquilo que eles têm de geral e nas suas relações com o desenvolvimento da civilização.
Para Kawamura (1990) tecnologia consiste no saber (conhecimentos científicos aplicados a produção) historicamente acumulado através da apropriação sistemática dos conhecimentos intrínsecos á própria pratica do trabalho. As classesdominantes obtém o controle do saber, sistematizados nos padrões científicos e tecnológicos, mediante a pesquisa e elaboração cientifica do conhecimento inserido nessa pratica.
Historicamente, tanto a tecnologia quanto a educação estão fundamentadas na separação entre o saber e o poder, na divisão social do trabalho. Nas relações capitalistas, os proprietários dos meios de produção, ao reservarem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tecnologia da informação
  • TECNOLOGIA DA INFORMAÇAO
  • Tecnologia da Informaçao
  • tecnologia da informação
  • Tecnologia da informação
  • Tecnologia da informaçao
  • tecnologia da informação
  • Tecnologia da informação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!