Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação

Páginas: 11 (2660 palavras) Publicado: 21 de outubro de 2014
Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação
Fagner da Silva Preato1, João Ricardo Alves de Paula1, Rafael da Silva Pinheiro1, Samuelson Candido Pereira1, Inês Inacio Vieira2
1Departamento de Sistemas de Informação2Professora Orientadora Faculdade de Rolim de Moura (FAROL)
RO 383, Km 01 - s/n - Lado Sul - 76940-000 - Rolim de Moura - RO - Brasil
fagner_rmro@hotmail.com,samuelson_candido@hotmail.com, joaoricardo.rm@gmail.com, rafagazani@outlook.com
Abstract. The article makes a discussion about technology of the information and communication inside education. Shows the present situation, highlighting what was and still can be done to increase integration of CIT's on education. The article aims show the advantages of informatics in education. The method used in this work isthe deductive method, for it was made the selection of material, after the interpretation and sistematization of the informations for the creation of the article; then were done interviews with people of area of education where the information is present. It was found that educators see the computer just as another tool in their work and that only bring benefits if used well.
Resumo. O artigo fazuma discussão sobre a tecnologia da informação e comunicação dentro da educação. Relata a situação atual, evidenciando o que já foi e ainda pode ser feito para melhorar integração das TIC's na educação. O artigo visa mostrar as vantagens da informática na educação. O método utilizado neste trabalho é o método dedutivo, para tanto foi feita a seleção do material, em seguida a interpretação e asistematização das informações para a elaboração do artigo; por fim foram feitas entrevistas com pessoas da área da educação onde a informatização se faz presente. Constatou-se que educadores veem a computação apenas como uma ferramenta a mais em seu trabalho e que só trazem benefício se bem usadas.
1. Introdução
De acordo com Fernando José de Almeida, apesar dos apelos da mídia e das qualidadesinerentes ao computador, a sua disseminação nas escolas está hoje muito aquém do desejável. A informatização ainda não se impregnou nas ideias dos educadores e, por isto, não está consolidada no nosso sistema educacional.
A informática vem evoluindo de forma relativamente veloz, e nos últimos anos os meios tecnológicos estão suprindo as necessidades rotineiras e têm sido adotados cada vez mais, issodecorre pelo fato de que tais meios trazem de formas eficientes a resolução de problemas e a automatização de tarefas, tanto para empresas quanto no uso pessoal.
A tecnologia presente no âmbito escolar apresenta defasagem. A falta de renovação no setor é visível, não existe infraestrutura necessária à inserção de métodos mais eficazes para automatizar funções básicas, o que torna o andamentoprocessual lento e ineficaz.
Este artigo visa analisar os desafios após a implantação da tecnologia da informação e comunicação na educação através da integralização professor e aluno. Também verifica a inserção da tecnologia da informação na escola e procura identificar as causas da ausência de implementação nos estabelecimentos de ensino.
Optamos em abordar o tema tecnologia da informação ecomunicação na educação, pois aproveitar suas possibilidades é hoje algo pertinente em qualquer setor da sociedade. A tecnologia reduz custos, agiliza procedimentos, facilita a comunicação, enfim traz inúmeros benefícios para a sociedade.
Se a tecnologia existe, está disponível e é acessível à administração governamental, buscamos tal temática para entender os porquês de ela ainda não ser utilizadade forma mais ampla nos estabelecimentos de ensino.
2 Referencial Teórico
2.1 Implantação
Para José Francisco de Sousa, o cenário atual onde computadores fazem parte do cotidiano das pessoas pede que eles também sejam implementados na educação.
De acordo com o relatório do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) que analisou 319 escolas públicas do Peru, os computadores OLPC que são...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tecnologia da Informação e Comunicação em Educação
  • Tecnologias de informação e comunicação na educação
  • tecnologia da informação e comunicação em educação
  • TECNOLOGIA DA INFORMAÇAO E COMUNICAÇAO NA EDUCAÇAO
  • tecnologia da informação e comunicação na educação
  • A EDUCAÇÃO E AS NOVAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO
  • A importância das tecnologias da informação e comunicação na educação
  • CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!