tecnologia bo ensino aprendizagem

Páginas: 9 (2249 palavras) Publicado: 24 de abril de 2014
1- TEMA


A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil.






























2- PROBLEMATIZAÇÃO


Qual a importância dos jogos e brincadeiras para o desenvolvimento da criança na educação infantil?



























3- JUSTIFICATIVA


Os Jogos e brincadeiras ajudam a construir o conhecimento,podem ser entendidos como situações em que as crianças possam expressar diferentes sentimentos, podendo, gradativamente, aceitar a existência do outro. São atividades lúdicas que visam melhorar a socialização entre as crianças, fazendo com que vivenciem situações de colaboração, trabalho em equipe e respeito. Além de proporcionarem momentos lúdicos e prazerosos, fazendo com que a criança classifique,ordene, estruture, resolva pequenos problemas e sinta-se motivada a ultrapassar seus próprios limites.























4 - OBJETIVOS


4.1- OBJETIVOS GERAL:

Identificar a contribuição dos jogos e brincadeiras para o desenvolvimento da criança na educação infantil.

4.2 – OBJETIVO ESPECÍFICO:

Realizar estudos sobre o desenvolvimento da criança atravésdas brincadeiras na educação infantil.

Entrevistar professores da educação infantil que trabalham com brincadeiras e jogos na sala de aula.


















5- HIPÓTESES


A prática de brincadeiras e jogos ajuda na aprendizagem dos alunos da educação infantil.





























6- REFERENCIAL TEÓRICO


Ao situar o conceito deinfância no tempo, percebemos que houve diferentes ponto de vista sobre sua definição, já foi considerada uma fase de desenvolvimento humano, em que este se encontrava destituído de pensamento, moral, identidade própria e cuidados especiais. Séculos atrás, as crianças eram mal vistas até pelas mães, tanto por motivos culturais, como também pelo alto índice de mortalidade infantil, talvez as mortesprematuras por falta de cuidado com as crianças contribuíssem para o desafeto das mães. Era também comum em algumas sociedades anteriores, as famílias pobres, os filhos eram entregues aos orfanatos, onde desde cedo, eram impostas a duras horas de trabalho. Estes aspectos evidenciam, que a criança em determinada época era vista como um ser doentio, carente de moralidade e adulto em miniatura. Com opassar do tempo e a contribuição de estudos sobre o desenvolvimento humano muitas coisas mudaram. A infância hoje, já não se define apenas por sua condição biológica, mas como uma fase de desenvolvimento humano que envolve aspectos ideológicos e culturais. Inicialmente, á incorporação das teorias sobre o desenvolvimento infantil, assumiram um caráter higienista, que orientava para práticassanitárias, principalmente quando envolviam as crianças de baixa renda.
A partir do final da 2ª guerra mundial, outros estudos psicológicos e de psicanálise passam a nortear os trabalhos educativos para a infância, na perspectiva interacionista, que considera a constituição social do sujeito dentro de uma cultura concreta, onde tanto os fatores internos quanto externos influenciam no seudesenvolvimento. Esta perspectiva sócio-histórica propõe mudanças na prática pedagógica, que deve ser pautada na coletividade e constante diálogo. Sabemos, então que a criança não fica exclusa do processo educacional, desde cedo se aproxima dos signos, através do contato com os adultos e outras pessoas que as cercam, e emprestam significados as suas ações.
A escola de educação infantil se torna um estímulo paraa criança. Valorizando, também o comportamento criativo, através de atividades lúdicas, espontâneas, de expressão e solução de problemas, que canalizam a energia vital da criança para um desenvolvimento psicológico e intelectual sadios.
A brincadeira é uma linguagem natural da criança e é importante que esteja presente na escola desde a educação infantil para que o aluno possa se colocar e se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • tecnologia bo ensino aprendizagem
  • tecnologia bo ensino aprendizagem
  • tecnologia bo ensino aprendizagem
  • tecnologia bo ensino aprendizagem
  • tecnologia bo ensino aprendizagem
  • Tecnologias no ensino-aprendizagem de música
  • A importância da tecnologia no processo ensino-aprendizagem
  • As novas tecnologias no processo ensino/aprendizagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!