Tecnologia aplicadas a educação ensino superior

Páginas: 7 (1509 palavras) Publicado: 10 de junho de 2012
Introdução
O avanço da tecnologia provocou uma verdadeira transformação no ensino Superior mundial. Investir em tecnologia deixou de ser uma opção e passou a ser recurso absolutamente indispensável para qualidade da gestão educacional de uma instituição.
Cabe ao professor formular alguns questionamentos. Como levar esta inovação as faculdades, principalmente como levar a sala de aula. Comofazer com que os alunos sejam estimulados a serem inovadores? Será que o processo de ensino superior está preocupado com esta inovação? Será que os alunos estão sendo preparados para atuar num mercado competitivo e inovador? No ponto de vista de muitos educadores a universidade deve superar a visão mecanicista, para que possa preparar melhor os alunos para este mundo inovador.
Diante destasconsiderações, nosso objetivo foi identificar a importância da inovação para a pratica no ensino superior, considerando os avanços tecnológicos que as universidades, empresas e sociedades estão apresentando e exigindo cada vez mais.

Inovação: Tecnologia e Educação

A integração das tecnologias como TV, vídeos, computadores e internet ao processo educacional, podem promover mudanças bastantesignificativas na organização e no cotidiano da escola e na maneira como ensino aprendizagem se processam com os diverso recursos que a tecnologia nos oferece. Sabe-se que é preciso inovar, mas com a preocupação em inserir os professores no processo, para que ele não só aprenda a usar, mas também possa contribir com suas experiência e conhecimentos.

Inovação e a comunicação no ensino superior

Astecnologias e as novas linguagens na comunicação invadem as salas de aula. A linguagem das mídias repletas de imagens, movimentos e sons, atraem as gerações mais jovem.
Criar espaços para o uso desta nova forma de linguagem e o dialogo entre elas ajuda os alunos a trazerem a sua realidade cotidiana para a sala de aula e a se expressarem conforme seu mundo. Para tanto, é importante conhecer quaisobjetivos pedagógicos das atividades e quais as características principais das mídias disponíveis. Neste ultimo aspecto, os alunos são excelentes parceiros dos professores, porem sabe-se que a internet, as redes, o celular,a multimídia estão revolucionando o cotidiano de todo mundo. As tecnologias são apoios, meios, que permitem a todos realizar atividades de aprendizagem de formas diferentes as deantes. Pode se aprender estando juntos em lugares diferentes, sem precisar estar sempre juntos em uma sala de aula, para que isso aconteça.
Professores, alunos e administradores podem avançar muito mais em organizar currículos mais flexíveis aulas diferentes. A rotina, a repetição, a previsibilidade, tudo isso é uma arma letal para a aprendizagem. No entanto, as necessidades de mudanças vão além:as instituições de ensino necessitam voltar seu olhar para dentro de seus muros e repensar, reorganizar, e reposicionar sua própria estrutura e seu currículo mas principalmente envolver e valorizar o professor. Isto não significar substituir a educação presencial pela virtual, mas sim analisar as potencialidades destas modalidades e as possibilidades de criar uma dinâmica que as articule em umprocesso colaborativo, onde todos, alunos e professores participem.

A tecnologia como Ferramenta de Apoio ao Professor e ao Aluno

Ao adotar ferramentas tecnológicas, tanto para alunos quanto para professores podem ter um ganho significativo no desenvolvimento de suas atividades. Melhor aproveitamento do tempo, evitar retrabalhos, melhoria do processo de comunicação, melhoria no processo depesquisa, estimulo ao aprendizado. Melhorar a distribuição do tempo é uma tarefa é uma tarefa cada vez mais necessária, tanto a alunos e professores, dentro do ambiente de aprendizagem e uma ferramenta adequada de tecnologia pode contribuir para esta melhoria quando possibilita ao docente propor atividades e mesmo atividades de avaliação dentro de um ambiente interativo.
Alguns exemplos de recursos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educação e Cibercultura: o uso da tecnologia na docência do ensino superior
  • AS TICS APLICADAS AO ENSINO SUPERIOR
  • Tecnologia no Ensino Superior
  • Tecnologia e Ensino Superior
  • Tecnologia do ensino superior
  • ENSINO SUPERIOR E A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
  • Planejamento de ensino na educação superior
  • Educação Inclusiva no Ensino Superior

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!