tecnologia alimentos

Páginas: 15 (3627 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
TECNOLOGIA DE ALIMENTOS

A Tecnologia de Alimentos é das mais novas especialidades da necessidade da obtenção de mais fartas e constantes fontes alimentares.
Com a elevação mundial da taxa de natalidade e a obrigação de alimentar milhões de novas bocas, julgou-se poder resolver o problema apenas com o aumento da produção de alimentos; o excesso, porém, dessa produção, por sua naturezaperecível, não podia ter o devido aproveitamento.
Por essa razão e visando à utilização da matéria prima, foram imaginados os primeiros processos para o prolongamento da vida útil do alimento; destes processos e daqueles que os sucederam, nasceu a “Tecnologia dos Alimentos”.
Os alicerces básicos da “Tecnologia de Alimentos” foram estabelecidos nos Estados Unidos, em decorrência do seu extraordinárioprogresso sócio-econômico demográfico.

DEFINIÇÃO E OBJETIVOS DA TECNOLOGIA DE ALIMENTOS

“Tecnologia de Alimentos” é a parte da Tecnologia destinada ao estudo, melhoramento, defesa, aproveitamento e aplicação da matéria-prima para, transformá-la, através de processos básicos, em produtos alimentícios.
Para a “Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos”, é “a aplicação demétodos e técnica, para o preparo, armazenamento, processamento, controle, embalagem, distribuição e utilização dos alimentos”.
As mencionadas definições claramente situam os objetivos da “Tecnologia de Alimentos”, tais sejam os que buscam a plena garantia de apresentar ao consumidor, produtos nutritivos, apetitosos, bem apresentados e de tempo maior de vida útil ou de prateleira.
Em sua curvaascendente de progresso, a “Tecnologia de Alimentos”, tem dado novos rumos à indústria alimentar, que, hoje, além da sua linha comum dos produtos, tem condições de oferecer ao mercado novos tipos de alimentos.
Entre estes, estão os produtos para uso dietético, os elaborados com sub-produtos e resíduos e aqueles que se salientam por sua acentuada sofisticação.
É ainda a “Tecnologia de Alimentos”que, breve, dará ao mundo, com a sua avidez sempre progressiva de fontes alimentares, os alimentos do futuro, de procedência natural ou sintética, ainda quase inexplorados.

IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA DE ALIMENTOS

A “Tecnologia de alimentos”, como já foi dito, abrange o setor da Tecnologia, destinado a converter as matérias-primas simples e complexas, em produtos alimentícios.
Seu raio deatividade cobre extensa área, que vai desde a fase de escolha da matéria prima e o do processamento desta, até as etapas de elaboração dos produtos, de sua preservação e conservação, do seu acondicionamento, de armazenamento e de consumo.
Para cumprir as exigências de sua ampla ação, a “Tecnologia de alimentos” necessitou buscar, em setores de diferentes ciências, ensinamentos e recursos de cadauma delas, para aplicá-las em seu proveito.
Apoiada nessas ciências básicas, a “Tecnologia de alimentos” tornou-se uma nova ciência, caracterizada pela sua natureza eminentemente técnica.


Ciências básicas
da Tecnologia
de alimentos


A utilização das Ciências biológicas possibilitou a obtenção da matéria-prima em condições grandemente favoráveis e, em certos casos, emcircunstâncias inteiramente novas.
No campo da Genética, por exemplo, foram abertas inúmeras perspectivas, não só na produção animal, como na vegetal.
A criação de animais, com características comerciais mais vantajosas, a obtenção de vegetais e frutas, com melhores qualidades organolépticas, o emprego de processos biológicos, a seleção de sementes, a adaptação de plantas, a hibridação, osmétodos especiais de cultura etc, no reino vegetal e no animal, os cruzamentos, a inseminação artificial, a radicação de espécies em zonas e climas adequados etc., foram conquistas que assinalaram o início da evolução da indústria de alimentos.
A vinculação das Ciências biológicas à “Tecnologia dos Alimentos” é de considerável importância, pois através delas, em muitos casos, se consegue o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • tecnologia em alimentos
  • Tecnologia alimentos
  • TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
  • Tecnologia de Alimentos
  • Tecnologia dos alimentos
  • Tecnologia dos alimentos
  • tecnologia de alimentos
  • Tecnologia de alimentos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!