Tecnincas laboratoriais

1507 palavras 7 páginas
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.
Tecnologia em Saneamento Ambiental
Disciplina: Técnicas Laboratoriais
Prof.° Anna Paula Santos Almeida

Técnicas Laboratoriais -
Relatório de Aula Prática

Alunas: Andressa Geise F. Brandão Daniela Mayra Leal Tamara Maciel R. de Lima 1° Período.

Goiânia, 07 de Novembro de 2012.
Introdução

Na química um dos procedimentos laboratoriais mais utilizados é a medição de vidrarias, ou aferição. Algumas vezes não são exigidas medidas precisas, podendo haver variação volumétrica de uma vidraria para outra. Em outros casos são preciso saber com exatidão e precisão o volume de uma determinada substância. Por esse motivo é de grande importância que se conheça os recipientes volumétricos, sabendo definir quais estão calibrados, os mais precisos e quais tem maior exatidão para assim evitar erros.

Objetivo

Manusear as vidrarias, utilizar os principais recipientes volumétricos estudando sua manipulação, verificar a calibração, e comparar o volume das mesmas.

Procedimento Experimental

Nº 1: Preencheu-se numa Proveta com capacidade volumétrica de 25 ml da marca Lab-tec, água destilada até o menisco, em seguida transferiu-se esse mesmo líquido para uma Proveta de capacidade volumétrica de 50 ml da marca Nalgon e verificou-se a calibração dessas vidrarias.

Nº 2: Adicionou-se 20 ml de água destilada numa Proveta de capacidade volumétrica de 25 ml da marca Lab-tec, em seguida, transferiu-se o líquido para uma proveta de capacidade volumétrica de 100 ml da marca Nalgon e comparou-se o volume final.

Nº 3: Preencheu-se numa Proveta de capacidade volumétrica de 100 ml da marca Imolabor com água destilada até o traço de aferição, logo após, transferiu-se o mesmo líquido para um Erlenmeyer de capacidade volumétrica de 250 ml da marca

Relacionados

  • educação inclusiva
    3554 palavras | 15 páginas
  • ARTIGO ALEXANDRA MASSAGEM IDOSOS
    6466 palavras | 26 páginas