Tecnicoemenfermagem.

3201 palavras 13 páginas
Trabalho de Centro cirúrgico
Central de material Área Limpa

Santa Bárbara d’ Oeste
2013

Sumário
Sumário 2
Introdução 3
Responsável pela CME 4
Arsenal 5
Tipos de autoclave 5
Controle de esterilização. 7
Indicadores biológicos. 9

Introdução
O centro de material destaca-se no contexto da organização hospitalar, de uma forma bastante peculiar, por caracterizar-se como uma unidade de apoio a todos os serviços assistenciais e de diagnóstico que necessitem de artigos médico-hospitalares para a prestação de assistência aos seus clientes.
Esta unidade, é definida pelo Ministério da Saúde como o "conjunto de elementos destinado ao preparo e esterilização, guarda e distribuição do material para as unidades de estabelecimento de saúde". Assim, é de sua responsabilidade o processamento de todos os artigos médico-hospitalares, a seleção quanto à integridade e funcionalidade e o acondicionamento em embalagens adequadas, até a distribuição desses artigos esterilizados a todas as unidades consumidoras, de forma a assegurar-lhes a quantidade e a qualidade necessária à realização de todos os procedimentos assistenciais para o desenvolvimento do plano terapêutico dos clientes.
O centro de material não existia no passado, como unidade independente, autônoma; embora com finalidades e objetivos claramente definidos. Era a Unidade Centro Cirúrgico (UCC) que, além de centralizar as salas de operações, também se responsabilizava pelo processamento e esterilização dos materiais necessários para a prestação de assistência a todos os clientes hospitalizados ou em tratamento ambulatorial.

Definição
A Central de Material e Esterilização (CME) é uma unidade de apoio técnico, a qual se propõe a prestar um serviço, que possamos assegurar o controle, preparo e esterilização de artigo médico hospitalar, assim como a

Relacionados

  • HISTÓRIA DA ENFERMAGEM
    766 palavras | 4 páginas