Tecnico em segurança do trabalho

Páginas: 32 (7955 palavras) Publicado: 27 de abril de 2013
1. INTRODUÇÃO

Todas as informações descritas no relatório foram obtidas através de anotações feitas diariamente durante a realização do estágio e com base nas normas regulamentadoras e com a orientação do técnico do canteiro de obra.
De maneira geral a construção civil e uma indústria atípica que por suas características peculiares, tem uma condição ambiente de insegurança praticamente a todoinstante, desta maneira requer muita atenção e consciência por parte dos trabalhadores. Evitando atos inseguros.

2. JUSTIFICATIVA

O Estágio Supervisionado é um instrumento imprescindível, que proporciona ao aluno o contato com a realidade na qual o mesmo atuará. Caracteriza-se como um momento de análise e apreensão do contexto real, sendo um elemento fundamental para a formaçãoprofissional. É parte integrante do processo de formação inicial e constitui-se como o espaço, por excelência, da relação dialética entre a teoria e a prática.

3. OBJETIVO

Objetivo é buscar conhecimento no ambiente de trabalho proporcionando ao termino do estagio uma situação que traga confiança ao Técnico de segurança do trabalho para que futuramente o mesmo , possa realizar a sua profissão de modoseguro que demonstre segurança aos trabalhadores ao quais ele terá que proporcionar um ambiente de trabalho seguro.

4. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

1. Empresa: nome da empresa
2. Ramo de atividade: Construção Civil
3. Porte da Empresa: Grande
4. Localização: Avenida Aclimação s/n Bosque da Saúde Cuiabá MT.
5. Quantidade de funcionários: 168
6. CNAE: 41.20-47. Grau de risco: 03
8. Grupo de CIPA: C18a

4.1 Histórico

historia da empresa

4.2 Missão

Conquistar a satisfação dos nossos clientes e construir com qualidade, através da melhoria continua dos processos construtivos.

5. ORGANOGRAMA DA EMPRESA

Ajudante Geral
Empreiteiros
Almoxarifado
Apontador
Encarregados
SESMT
Mestre
Engenheiro da ObraAdministrativo
da Obra
QUALIDADE

Técnico em Edificações

Oficias Pedreiros Carpinteiros Azulejistas Eletricistas Bombeiros Hid.

6. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

O inicio do estágio é a fase mais complicada porque a execução da teoria da competência do profissional da área de Segurança de Trabalho é de extrema responsabilidade,envolve funções sensíveis, pois se trata de vidas, trata-se dos trabalhadores. Em obras como as da construção civil executadas no edifício multi familiar os trabalhadores tinham contato com maquinários que trazem consigo risco físico e de acidente, para que não ocorram acidentes são aplicadas medidas de controle.
As atividades exercidas no estágio visam possibilitar o cumprimento dos trabalhos naconstrução harmoniosamente, ou seja, evitar ocorrências de acidente proporciona maior produtividade sem interrupções das atividades e o bem-estar do trabalhador beneficiando tanto o empregado como o empregador.
O primeiro passo do estagiário de Segurança de Trabalho é conhecer a área em que vai executar sua função; Depois de conhecer os dados referentes a equipamentos que a empresa oferece conexoscom a qualidade, as condições ambientais (se os trabalhadores têm contato com algum produto químico); Buscar informações sobre quais são os pontos de riscos, por exemplo, na obra, os maiores riscos de acidentes (é queda de altura e queda de matérias). As medidas preventivas, dependendo da área e do processo de trabalho, são realizadas de forma específica utilizando os recursos necessários paraexecutar o trabalho:
Com as orientações e auxilio da Técnica de Segurança de Trabalho, o estágio foi tornando-se uma atividade cotidiana e houve aprimoramento quanto às providências tomadas em caso de acidente e os programas de treinamento efetuados que conta com a participação de todos os trabalhadores. Consciente da área de risco e do papel do profissional estagiário, a relevância encarada da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
  • Técnico em segurança do trabalho
  • Técnico em segurança do trabalho
  • tcc técnico em segurança do trabalho
  • tecnico em segurança do trabalho
  • Tst (tecnico em segurança do trabalho))
  • TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
  • Tcc tecnico segurança do trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!