Tecnico em segurança do trabalho

Páginas: 5 (1008 palavras) Publicado: 6 de abril de 2012
[pic]

GEOLOGIA E MINERAÇÃO
EM ÁREAS DE GARIMPO DE PEDRAS PRECIOSAS
NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

Melhorias de Segurança e Higiene do Trabalho para garimpo de pedras preciosas no Distrito Mineiro de Ametista do Sul (RS)



1. Introdução

Este relatório apresenta a análise dos dados coletados e ações relativas aos trabalhos de implementação de melhorias nas operações de extraçãogarimpeira, conforme a metodologia de trabalho implementada. Esses trabalhos ocorreram concomitantemente com as demais atividades de extração e pesquisa mineral nas galerias do Garimpo do Ser Delmir Potrich. As medidas para melhoria do ambiente de trabalho no que concerne à segurança das etapas fundamentais de operação são sugeridas, discutidas e implementadas junto com os garimpeiros, em qualquer dasoperações: perfuração, carregamento com pólvora, transporte e outros. O procedimento inicial consistiu em diagnosticar a situação, planejar as ações visando às melhorias, implementação das ações junto com os garimpeiros e observação da efetiva aceitação ou não pela equipe de trabalhadores do garimpo.



2. Desenvolvimento

Foram observados diversos problemas quanto à deficiência desinalização, procedimentos e mal uso de EPI’s. Todas as operações mineiras dos garimpos de Ametista do Sul são inseguras, não tem procedimentos claros e total ausência de sinalização. Observando-se a Norma Regulamentadora NR 22 - SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL NA MINERAÇÃO, nota-se que muitas melhorias podem ser feitas nos garimpos da região. A intenção do grupo foi a de sugerir e adotar as melhorias maisurgentes, o que só foi possível depois de uma visita em duas minas de Santa Catarina, Mineração Floral (Nitro química – Votorantim) e Carbonífera Rio Deserto, ambas as operações de mineração subterrâneas. Os seguintes fatores devem ser levados em conta ao se discutir as melhorias necessárias relativas à Saúde e Segurança do Trabalho nos garimpos da Região:

· riscos físicos;

· deficiências deoxigênio;

· ventilação;

· ergonomia e organização do trabalho;

· riscos decorrentes do trabalho em espaços confinados;

· riscos decorrentes da utilização de energia elétrica, máquinas, equipamentos, veículos e trabalhos manuais;

· equipamentos de proteção individual de uso obrigatório, observando-se no mínimo o constante na Norma Regulamentadora N.º 6.

· estabilidade do maciço;· plano de emergência.



3. Metodologia

O objetivo inicial das visitas foi o de aumentar o conforto ambiental dos trabalhadores quanto às operações, além de aumentar a segurança dessas operações. Diversas melhorias foram propostas porem nem todas foram efetivadas. Dentre as efetivadas no garimpo piloto ou, Garimpo Modelo (mina dos Poltrich), temos:

· Limpeza e organização dasbenfeitorias na entrada do Garimpo

· Sinalização externa e interna quanto ao uso de EPI e segurança das operações. Por exemplo, galerias são fechadas com corrente plástica antes das detonações, eliminando risco de acidentes (Figura 1).

[pic]

Figura 1. Sinalização para detonação.

· Monitoramento periódico de qualidade do ar

· operações de perfuração evitam a dispersão da poeira no ambientede trabalho. Os equipamentos geradores de poeira com exposição dos trabalhadores devem utilizar dispositivos para sua eliminação ou redução e ser mantidos em condições operacionais de uso.

· Recomendações para uso de ar pressurizado (Figura 2), água e eletricidade.



[pic]

Figura 2. Sistema de segurança para engate rápido.



· A instalação elétrica do garimpo foi totalmente refeitapor um eletricista (Figura 3)

[pic]

· Foram instalados disjuntores separando os setores da mina e tornando a mais sensível a curto circuito diminuindo o risco de choques de maio gravidade e isolando a ventilação do resto do sistema

· Na nova instalação elétrica executada no garimpo já foram previstos os locais que ofereceriam menos riscos aos trabalhadores e atendendo aos dois itens...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
  • Técnico em segurança do trabalho
  • Técnico em segurança do trabalho
  • tcc técnico em segurança do trabalho
  • tecnico em segurança do trabalho
  • Tst (tecnico em segurança do trabalho))
  • TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
  • Tcc tecnico segurança do trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!