Tecnico em seg do trabalho IFF

Páginas: 5 (1137 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
 Análise de Árvore de Falhas (AAF)
A análise da Árvore de Falhas foi desenvolvida pelos engenheiros do Laboratório da Bell Telefhone Company no início dos anos 60, e tem continuado a receber contínuas melhoras, especialmente na área de avaliação matemática. Para os efeitos desta discussão, todos os exemplos serão baseados nas técnicas atuais da AAF, porém, outros métodos e técnicas estão sendodesenvolvidos e utilizados em aplicações específicas.
É um método para identificar as várias e possíveis consequências resultantes de certo evento inicial.
Nas aplicações de análise de risco, o evento inicial da árvore de eventos é, em geral, a falha de um componente ou subsistema, sendo os eventos subsequentes determinados pelas características do sistema.
Em resumo, as cinco etapas básicasutilizadas na análise da árvore de falhas são:
Escolha do evento não desejado a ser analisado, e definir a configuração do sistema, módulo, ciclo de vida e ambiente do objetivo do estudo.
1- Obter informações, desenhos e qualquer outro tipo de informação disponível para Ter um bom entendimento do sistema a ser analisado.
2- Construção do diagrama lógico da árvore de falhas. (veja a descrição dacontinuação a continuação)
3- Avaliar o diagrama lógico (utilizando os enfoques objetivos definidos)
4- Preparar um resumo das conclusões da análise da árvore de falhas para serem apresentadas e analisadas pela gerência.

CARACTERÍSTICAS
Objetivos: A análise da árvore de falhas é identificar as combinações das falhas nos equipamentos ou componentes de um sistema ou erros humanos que podemresultar em um acidente
Quando usar:
a) Projeto. A AAF pode ser usado na fase de projeto de um sistema ou planta para descobrir modalidades de falhas ocultas, que resultam das combinações das falhas dos equipamentos ou componentes ou por erros de operação. (humanos)

b) Operação. A AAF incluindo características de procedimentos de operação e do operador, pode ser usado para estudo um sistema emoperação, a fim de identificar combinações potenciasi de falhas que possam causar acidentes.


Tipos de resultados: Uma listagem dos conjuntos de falhas do equipamento e/ou operação que possam resultar num acidente específico. Estes conjuntos podem ser classificados qualitativamente de acordo com sua importância.
Natureza dos resultados: Qualitativos, com potencial de ser quantitativos. Aárvore de falhas pode ser avaliada quantitativamente quando as probabilidades de falhas dos componentes é conhecida.
Informações necessária:
a) Completo conhecimento da operação e funcionamento dos componentes dos sistemas.
b) Conhecimento das modalidades de falhas dos componentes do sistema e seus efeitos sobre ele. Esta informação pode ser obtida de uma análise de FMEA.

Pessoal necessário: Aanálise da árvore de falhas deve ser realizada por uma analista responsável com consultas a engenheiros e a pessoal com experiência no sistema incluído na análise. Uma análise mediante uma equipe é mais eficiente, cada membro da equipe se concentrando em uma árvore individual ou uma rama da árvore principal.
Tempo e custo: O tempo e custo necessário para realizar a análise dependerá em grandeparte da complexidade do sistema a ser analisado, a gravidade das conseqüências e di nível da resolução determinado. A realização de uma pequena unidade de processo pode levar uma dia ou mais com uma equipe experiente e com bastantes conhecimentos do sistema. Grandes acidentes potenciais e sistemas complexos podem precisar de uma semana ou mais.















A Análise Preliminar dePerigo (APP)
É uma metodologia indutiva estruturada para identificar os potenciais perigos decorrentes da instalação de novas unidades e sistemas ou da própria operação da planta que opera com materiais perigosos.
O escopo da APP abrange os eventos perigosos cujas causas tenham origem na instalação analisada, englobando tanto as falhas de componentes ou sistemas, como eventuais erros...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • tcc tecnico seg trabalho
  • técnico seg do trabalho
  • Técnico em seg. trabalho
  • tecnico em seg
  • trabalho iff
  • Trabalhos iff
  • seg do trabalho
  • Seg. do Trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!