Tecnico em negocião

Páginas: 8 (1837 palavras) Publicado: 22 de março de 2013
Passo 1 (Aluno)

Pesquisar na Biblioteca da faculdade, outro local ou na internet: livros, capítulos de livros, artigos em revistas técnicas, filmes ou palestras em vídeo que tratem do tema negociação, para conhecer a conceituação de negociação na visão de pelo menos outros três autores diferentes dos citados no livro-texto da disciplina. Escolher e anotar os melhores conceitos em sua opinião,citando a fonte. Preparar-se depois para discutir com a equipe suas anotações. Algumas dicas para sua pesquisa:

1-Scare e Martinelli (2001) – Negociação é um conceito em contínua formação, que está amplamente relacionado à satisfação de ambos os lados.
(descrever o que nos entedemos sobre o que ele disse)
De acordo com Scare e Martinelli, a negociação é um conceito em contínua formação, oqual está amplamente relacionado à satisfação de ambos os lados. No entanto, para esses autores houve uma mudança de foco no objetivo do ato de negociar ao longo da história. No passado, o negociador buscava resultados satisfatórios momentâneos, atualmente esse mesmo negociador busca um relacionamento duradouro e contínuo, para que a médio e longo prazos todos os envolvidos na negociação atinjam osbenefícios pretendidos.
Scare e Martinelli (2001)

2-"Negociação é o processo de comunicação com o propósito de atingir um acordo agradável sobre diferentes idéias e necessidades" (Acuff, 1993:21)"
Aqui vemos que a negociação está mais relacionada co persuasão do que a utilização do poder simplismente, e uma grande preocupação com a comunicação. Na negociação, o outro lado precisa sentir-se bemcom o resultado.

3- Sparks (1992) – Negociação implica caracteristicamente uma troca de dar e receber entre o negociador e o oponente, que tentam chegar a uma conclusão agradável ou aceitável no ajuste de um problema ou disputa.

4-Fisher e Ury (1985) – Negociação é um processo de comunicação bilateral, com o objetivo de se chegar a uma decisão conjunta.
Sem dúvida a comunicação é deextrema importância no processo de negociação, e essa importância como foco é que seja bilateral, satisfazendo os dois lados envolvidos. A comunicação bilateral, mesmo que indiretamente, já mostra uma preocupação em satisfazer as necessidades das duas partes (ganha-ganha).



Passo 2 (Aluno)
Responder e refletir sobre as seguintes questões, que tratam de aspectos da negociação na vida pessoal.Anotar e preparar-se depois para repartir com sua equipe.

1-Dar alguns exemplos de negociação que você já se envolveu na sua vida pessoal. Citar pelo menos um exemplo de: Negociação com familiares (pais, cônjuge, filhos ou irmãos); negociação com amigos; negociação sobre uma viagem ou estudo ou outra questão pessoal. Você obteve sucesso nessas negociações? Se não, o que falhou?

Resposta:Negociações familiares sempre fizeram parte de minha Vida, filhos de pai separados desde aos 7anos de idade aprendi a negociar. Não é fácil sentir se dividido, por muitas vezes temos que negociar com nós mesmos para tomar a decisão mais correta. Até Nos dias de hoje negocio com meus pais, e hoje também com meus filhos de forma a ensiná-los valores humanos para que cresçam na verdade. Em algumas obtivesucesso e outras não pelo motivo de que em uma negociação com familiares (Pais) você já entra desfavorecido.



2-Você considera ser mais fácil ou ser mais difícil ter que negociar com pessoas da família e bem próximas a você? Exemplo: Ter que negociar algum assunto importante com o cônjuge, com os filhos, com os pais ou com algum amigo íntimo (seja uma viagem, uma aquisição, definir algumaprioridade doméstica, mudança no emprego ou de cidade etc.).

Resposta: Consideramos mais difícil pelo motivo de que quando se negocia com familiares envolve muito mais o lado emocional em ambas as partes e sendo assim por muitas vezes não se toma a decisão mais correta ou verdadeira. Ex. A educação dos filhos, por ser uma coisa de grande importância e compartilhada na maioria das vezes sempre...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Negociao
  • Negociao
  • NEGOCIAO
  • Variaveis da negociao
  • Tecnicas de negociao
  • Tecnicas De Negociao 2
  • ATPS DE TECNICA DE NEGOCIAO
  • trabalho tecnica de negocião

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!