Tecnico em edificações

Páginas: 6 (1389 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
MEMORIAL DESCRITIVO

1. CONSIDERAÇÕES

1.1 DADOS GERAIS:

PROPRIETÁRIO: fulano de tal
LOCAL : ETEC ..........................................................
OBRA : Sobrado residencial.
ÁREA : 116,8 m²

1.2 FINALIDADE

O presente Memorial Descritivo tem por finalidadeestabelecer os serviços, fixando os métodos construtivos a serem empregados na execução da presente obra de acordo com o projeto já apresentado, de um sobrado residencial.

1.3 PROJETO

O referido projeto foi elaborado de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para construção civil, e o orçamento foi elaborado conforme Caderno de Encargos da PINI.2. ESPECIFICAÇÕES DO PROJETO

2.1 FUNDAÇÕES

Para esse projeto foi sugerido o uso de sapatas de concreto como solução para as fundações, mas é recomendado o laudo de sondagem do terreno para determinar a resistência do solo, recomendados pela NBR-6122. As fundações serão diretas através de sapatas de concreto armado, assentadas com suficiente capacidade desuporte em lastro de concreto magro na espessura de 10cm no fundo, armadura com malha de ferro e pilarete de tubo de concreto para receber o pilar , sendo armado com estribos, sendo imprescindível o uso de concreto usinado.

2.2 VIGAS DO BALDRAME

Deverá ser executado uma viga de baldrame em concreto armado e estribos. Após a montagem das formas em madeira será necessário acolocação de espaçadores plásticos entre a ferragem e as formas conforme NBR.

2.3 IMPERMEABILIZAÇÃO

Na parte superior das vigas de fundações bem como nas laterais, será aplicado em toda sua extensão duas demãos de hidroasfalto, e nas primeiras 02 fiadas da alvenaria de tijolos.

2.4 ALVENARIA

As paredes serão executadas com alvenaria de tijolos de 8furos de boa qualidade e resistência, de acordo com as medidas nominais do Projeto Arquitetônico. Em todos os vãos de portas e janelas na edificação será utilizado as vergas e contra-vergas de 10cm em concreto com 02 ferros de 8.0mm.
Para o assentamento do tijolo poderá ser usada argamassa de cimento e areia média no traço 1:6 e aditivo substituto da cal. Deverá ser executada umaviga de cobertura em concreto. E as paredes de largura nominal 15 cm e estribos.

2.5 PILARES

Os pilares serão todos executados na obra com pé direito de 2,70m e deverão ser dimensionados pelo calculista com armadura suficiente para suportar a ação do vento e cargas atuantes. E pilares com 15x15cm com pé direito de 2,50m na parte do terraço conforme especificaçãono projeto estrutural.


2.6 ESQUADRIAS

As janelas serão todas de ferro com cantoneira do tipo basculante, com vidros lisos de 4mm em todas esquadrias da obra exceto, 4mm fantasia no banheiro.
As portas da residência serão todas de madeira maciça de boa qualidade. O portão de entrada será de armação de ferro com folha galvanizada do tipo contrapeso.Todas as portas serão com fechadura comum de metal.

2.7 VIDROS

Nos sanitários serão colocados vidros com espessura de 4mm do tipo fantasia e nas demais dependências com vidros 4mm do tipo liso.

2.8 COBERTURA

A residência será coberta com um telhado quatro águas. Com telhas do tipo romana ou francesa, e nas junções será utilizado telhas do tipocumeeira.







No pavilhão terá tesouras metálicas com banzos de perfil U100x50mm#3,35mm e diagonais/montantes de U92x30mm#2,25mm com distância entre tesouras de 4m. As terças serão de madeira cedrinho 5x15cm, o suporte para fixação de terça será de ferro tipo L # 4.75mm soldado na tesoura, deverá ser previsto furos na chapa de ferro para pregação da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tecnico em Edificações
  • tecnico em Edificaçoes
  • Técnico em edificações
  • Tecnico edificações
  • TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES
  • Técnico em Edificações
  • Técnico em edificações
  • Tecnico em edificações

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!