Tecnicas de vegociação

850 palavras 4 páginas
Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. Ela existe para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social. A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais.
A ética profissional é um conjunto de atitudes e valores positivos aplicados no ambiente de trabalho. Nas organizações, a ética é de fundamental importância para o bom funcionamento das atividades da empresa e das relações de trabalho entre os funcionários. Ela se constitui como ciência dos costumes transmitidos na sociedade, dos estilos permanentes do agir dos indivíduos (hábitos), bem como da comprovação crítica dos novos valores que a evolução da sociedade faz surgir ao longo dos anos.
Negociar com ética é o melhor caminho para aperfeiçoar resultados. Organizações e profissionais com postura ética tornam-se elementos de forte interesse por parte dos demais negociadores já que inspiram confiança e irradiam credibilidade, por isso é tão importante agir eticamente em uma negociação.
“A Ética não é inventada por um sábio ou um santo; ela se origina na relação viva entre um eu e um tu entre duas pessoas. Portanto a ética é relacional. Surge do convívio das pessoas e das comunidades”.(PEGORARO, 2005:26).
“ Ética é uma questão importante na tomada de decisão e nas negociações. (ANDRADE, et al. 2007:13).

Com isso podemos perceber o quanto é importante planejar-se para uma negociação e agir de forma ética e assim obtermos um resultado positivo, alem de negociarmos de forma satisfatória e com sucesso. Para isso é imprescindível a coleta de informações, ter boa comunicação e estar à vontade com quem esta negociando.
O planejamento da negociação consiste na busca das informações necessárias ao processo, na formulação de um roteiro ou plano de ação e na

Relacionados