Tecnicas de semeadra novo

342 palavras 2 páginas
MÉTODOS DE EXTRAÇÃO

Acadêmica do Curso de Farmácia da Faculdade de Estácio de Sá.
Professor da Disciplina de Farmacognosia da Faculdade de Estácio de Sá.

Palavras-Chave: Métodos de Extração

Introdução

Objetivo
Identificar qual o método extrativo de maior rendimento para o Melão de São Caetano
Material e Métodos

Materiais
40g de Melão de São Caetano
Metanol
Hexano
Acetona
Ácido Sulfúrico
3 Placas de sílica-gel (5cm x 5cm)
3 cubas para eluição(total)
1 filtro
3 papeis de filtro
3 bequeres (etiquetados) de 50mL
3 bequeres (etiquetados) de 100mL
1 Almofariz e pistilo
Suporte universal com garras
3 bastões de vidro
1 proveta
4 capilares de microhematócritos
Régua
Lápis
Método utilizado
Primeiramente separamos manualmente os materiais estranhos á droga ,logo pesamos o material separado obtivemos 34g.Em seguida pesamos os 3 bequeres já etiquetados e anotamos a massa na etiqueta e o tipo extrato, os extratos realizados são: Metanólico, Hexânico, Acetônico.
Moemos a droga no almofariz utilizando um pistilo. Transferimos 10 gramas da droga moída para o béquer , adicionamos 50mL de solvente que foi medido por uma proveta (Metanol, Hexano e Acetona) em cada béquer respectivamente.Agitamos aproximadamente 10 minutos em cada béquer e filtrar em papel filtro no béquer de 50mL previamente pesado e rotulado. Evaporamos o solvente na capela e pesamos novamente o béquer. Depois destes procedimento adicionamos acetona para diluir uma quantidade necessária para a diluição.
Após diluído utilizamos as placas e com o capilar coletamos uma quantidade da amostra e de acordo com a identificação coletamos do béquer e encostamos o capilar três vezes nas 4 placas fazendo isso em cada fração dos extratos da mesma forma em todas.Logo preparamos as cubas CHCl3 100%, MeOH + Cl3 1:1, MeOH+CHCl3 2:1, MeOH + CHCl3 1:2 e colocamos as placas de acordo com a identificação nas cubas, esperamos sbir o eluiente ate o topo sem deixar passar , depois colocamos na capela para secagem,logo

Relacionados