Tecnicas de Retrospctiva e Restauro

1151 palavras 5 páginas
No dia quinze de março de dois mil e quatorze, os alunos do curso de arquitetura e urbanismo, dos turnos vespertino e noturno, terceiro ano, FAAO, realizaram um visita técnica ao conjunto belo jardim, Rio Branco – AC, organizada pela professora Maria Leudes, que ministra a disciplina Técnica Retrospectiva e Restauro.
O objetivo da visita foi para analisar construções que retratam um passado que poderia ser preservado e cultivado para futuras gerações. O local encontrasse em descaso, esquecido totalmente por todos, são construções que mesmo sendo alteradas com o passar dos anos ainda guardam traçados do tempo em que foram construídas, pois ainda podem-se ver as técnicas construtivas e matérias utilizadas naquele tempo, assim como detalhes e matérias usados no telhado, colunas de espessuras bem largas, pisos e seus revestimentos, e etc, tais detalhes que sem uma interferência de um especialista está sendo deteriorada e destruída aos poucos, antes se encontrava doze edificações, hoje encontramos somente quatro.
O conjunto do belo jardim em relação aos outros que também foram construídos tanto em Cruzeiro do Sul, quanto em Belém, é o único que ainda serve para estudos, pois ainda não se deu totalmente em ruinas, pois sua preservação dotada pelos moradores ainda esta em excelente estado, apesar de haver algumas ampliações de espaços. Até em 2006 esta área ainda era rural, depois começou a ser tratada como urbana, porém ainda não legalizada.
No local, ficamos bem próximos da realidade, pois muitas das pessoas que hoje residem neste conjunto, são familiares de pessoas que obrigatoriamente passaram a ocupar aqueles espaços, que no qual, eram os hansenianos. A ocupação deste território inicios porque houve a necessidade de separar da sociedade pessoas com esta doença, que ainda era desconhecida por toda população. As primeiras construções deram inicio na beira do rio, pois não havia estrada e ele facilitava na locomoção, mas não houve êxito para o tratamento dos doentes,

Relacionados