tecnicas de negociação

Páginas: 15 (3639 palavras) Publicado: 19 de março de 2014




SUMÁRIO















1 ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PARA NEGOCIAÇÃO SALARIAIS
A negociação salário é um processo delicado e que exige do profissional preparo, consistência de informações e, principalmente, firmeza no que está pleiteando como remuneração ou aumento. Acreditar que você realmente merece o aumento tem papel fundamental na decisão do chefe, pois sua postura eposicionamento crítico diante do assunto mostrarão muito do que você merece ou não receber.
Outro ponto importante a ser analisado antes de pedir o aumento salarial é considerar a necessidade de estar preparado para receber uma resposta negativa. É fundamental que, antes de pedir o aumento, você esteja preparado para o processo de negociação, para que possa argumentar com ética o NÃO que lhe foidado como resposta. Mas, para isso, é necessário que se planeje a negociação e se prepare para a mesma. Tentar aprender o estilo de negociação de seu chefe, antes do processo negocial, também contribui muito para bons resultados.
Está negociação necessita ser conduzida em níveis profissionais. Procure sempre uma abordagem colaborativa de fazer concessões. Seja claro a respeito de suas expectativase desejo, mas não exerça pressão e não adote táticas competitivas. Alguns pontos a serem seguidos para a negociação salarial são:
1- Planejamento - A primeira etapa do planejamento consiste em escolher o melhor momento para realizar a negociação. Normalmente, as empresas estabelecem um parâmetro de um ano para avaliar os casos. Você deve ser coerente e só requerer um aumento após o tempo mínimode empresa ou após um ano do último aumento que lhe foi concedido.
2- Pesquise – Procure obter informações de rotinas praticadas pelo mercado para um profissional de seu nível, que desempenhe funções semelhantes. Compare sua situação com outras, levando em consideração sua região, território, segmento da indústria, e outros fatores possíveis de comparação.
3- Faça uma relação completa de suasrealizações – Especifique claramente suas realizações pessoais e melhorias e mudanças ocorridas desde que você começou a trabalhar naquele cargo. Traduza em valores os resultados de sua contribuição (ganhos para empresa, redução de custos, geração de renda entre outros)
4-Esqueça os apelos emocionais – Separe a pessoa do problema. Justificativas de cunho emocional podem até funcionar uma primeiravez, mas o risco maior é causar constrangimento e denunciar que você é um mau administrador de suas finanças pessoais – e, por conseguinte, um péssimo exemplo de gerenciamento para a própria companhia. O foco deve estar em seu desempenho e o nome do jogo é meritocracia.
5- Sua solicitação deve ser firme e clara – Explicite seu valor inicial, explique ao seu chefe como você chegou a esse numeroou seja submeta sua solicitação á pesquisa que você fez sobre o níveis salarias baseados em funções, ao lucro que seu trabalho tem gerado. Justifique com a lista de realizações que você elaborou. Saiba apontar o valor de suas contribuições para empresa e relacioná-lo a uma recompensa pelo trabalho bem feito.
6- Cuidado com a emoção – Você está representando a si mesmo, então a aposta é altaafetando o lado emocional, que muitas vezes pode ter um impacto dramático sobre as suas habilidades de negociação. Mantenha-se calmo e comedido durante o diálogo e prepare-se para eventuais contrapartidas e reações de seu interlocutor incluindo aí críticas ao seu desempenho, mesmo porque, de certa maneira, você está forçando sua chefia a confrontar com uma realidade inesperada. E saiba que dificilmentevocê conseguirá uma resposta no ato (a menos que seja negativa), portanto deixe a porta aberta para negociações futuras.
7- Ouça atentamente a resposta de seu chefe – Descubra quais são seus interesses e preocupações. Veja como ele/ela avalia seu desempenho e suas realizações.

1.2 Solicitação Recusada
Se você ouvir um “não” evite descontrolar-se ou demonstrar abatimento. Seja cordial e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tecnicas de negociaçao
  • Tecnicas de negociacao
  • Técnicas de Negociação
  • Tecnicas de negociação
  • Técnicas de negociação
  • Técnicas de negociação
  • Tecnicas de negociação
  • Tecnicas de Negociação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!