Tecnicas de negociação

Páginas: 9 (2197 palavras) Publicado: 16 de junho de 2011
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO

Rio Grande

2011

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 03

2. DESENVOLVIMENTO 04

2. 1 Ténicas de Negociação 04

2. 2 Análise do Filme 12 Homens e uma Sentença 06

3. CONCLUSÃO 07

REFERÊNCIA 08

1. INTRODUÇÃO

A negociação faz parte do nosso dia a dia. Afinal, negociamos desde criança, quando negociamos brinquedos. Depois de adultos, continuamos anegociar, como no casamento, por exemplo. Negociamos para comprar e negociamos para vender, negociamos como fornecedor.
Negociar é uma arte. É preciso aprender essa arte. Para ter uma boa negociação é preciso estar preparado para as transações de negócio.
Por não sabermos negociar podemos fazer péssimos negócios, porque não há um planejamento.
O primeiro questionamento a serfazer é o que negociar. Negociamos praticamente tudo em nossa vida: o preço do táxi, a hospedagem em um hotel, uma viagem, com os amigos, com os clientes, com os fornecedores.
Segundo a Harward, Universidade dos Estados Unidos, as dicas para um bom negócio começam em separar as pessoas do objeto a ser negociado. Por exemplo, se tem um ponto a resolver, não atacar a pessoa, não atacar opróximo, nunca atacar quem tem uma opinião diferente. É preciso atacar o problema, negociar para atacar o problema, não para acertar a outra pessoa que está envolvida no processo. Por exemplo, se a pessoa não pode dar desconto, não pode-se levar para o lado pessoal.
O outro ponto que a Universidade destaca é o negociador se concentrar no ponto da sua empresa, e não somente nos interessespessoais. Pode ser que os interesses pessoais do negociador, não estejam de acordo com os interesses da organização.
Um terceiro item é tentar a negociação “ganha-ganha”. Quando a negociação é “perde-ganha”, ela é feita de uma vez só. Não há o que negociar quando não se tem clientes. O bom é maximizar os resultados em detrimento de benefícios e ganhos também para o cliente para que o negócio sejasustentável.
A Universidade dá a dica também de insistir em pontos objetivos, e não, subjetivos, não trabalhando com uma proposta fechada, e sim com alternativas. Se não for possível negociar a um preço menor, negociar prazo é uma alternativa que pode agradar o cliente.
Antes da negociação é preciso ter um planejamento, pensar no que vai falar, pensar no que vai oferecer. Entender oporquê da compra e da venda de algum produto, torna a chance de sucesso muito maior.
A negociação deve ser feita com a razão, não com a emoção, flexibilizando alternativas. Caso queira-se muito um negócio, abrir concessões também é fator de sucesso.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 Técnicas de Negociação

Num mercado tão competitivo como o de hoje é preciso saber negociar. Negociamosem diversas situações do dia, da agenda da semana até o que fazer nas horas de lazer. Em situações de negócios, isso se torna mais evidente.
A palavra negociação é confundida com um tipo de negociação, aquela que é feita em uma mesa de reunião, onde aspectos de negócios são acertados.
Negociar pode ser uma arte, mas existem detalhes que influenciam nela.
O primeiro fator dalista é o poder. Negociar com alguém que tem mais poder é mais complicado. Um gerente de departamento pode se sentir constrangido, por exemplo, frente a um chefe. A negociação com diferenças de poder deve ser evitada quando torna-se negativa, assim como ser levada adiante quando tal diferença se torna positiva. A melhor opção são as negociações com esferas de poder parecidas.
Em umanegociação, um “chute” mal dado pode ser constrangedor. Antes de negociar é preciso estudar a empresa em que atua ou a qual vai negociar. Se essas empresas já fazem contrato, estude os contratos, rever os erros e acertos de situações anteriores, situação de mercado, as queixas do fornecedor, dados do concorrente. Quanto mais informações melhor.
De todos os fatores que podem influenciar na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tecnicas de negociaçao
  • Tecnicas de negociacao
  • Técnicas de Negociação
  • Tecnicas de negociação
  • Técnicas de negociação
  • Técnicas de negociação
  • Tecnicas de negociação
  • Tecnicas de Negociação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!