Tecnicas de negociçao

Páginas: 8 (1933 palavras) Publicado: 7 de junho de 2012
Técnicas de negociação
Etapa 1.
De acordo com Fischer: “A educação é um meio básico de conseguir o que se quer de outra. E uma comunicação bidirecional concebida para chegar a um acordo, quando você e o outro lado têm alguns interesses em comum e outros opostos”.
Segundo Fred Pacheco: muito além do sim ou não. O autor buscou abordar a negociação segundo uma perspectiva cientifica dacomunicação, onde se entende a negociação como uma atividade que acontece quase todo o tempo, no relacionamento entre qualquer pessoa ou empresa sendo, portanto matéria elementar para a vida de todos.
Para Enilda de Amaral Carvalho, analista do SEBRAE: “Negociação, é um processo em que se pretende chegar a um acordo entre duas partes, talvez seja a formula ideal para compreender os sucessos efracassos que ocorrem em sua realização, pois negociar é buscar um acordo”.
Com as definições encontradas a cima, podemos concluir que negociação é um processo composto de, no mínimo duas partes, que ao discutirem ideias cheguem em um comum acordo, do qual ambas as partes saiam satisfeitas.









Etapa 2
Introdução
A negociação está presente nas situações mais comuns denossas vidas. Responda rápido: de cada dez decisões que você toma em quantas precisa negociar ¿ Se a resposta foi “em todas”, você está no caminho certo, e tem grandes chances de se descobrir um excelente negociador. Em vários ambientes são encontrados os mais diversos tipos de situações que requerem, em todos os momentos, que as pessoas realizem negociações. Na família, muitas vezes os interessesentre marido e mulher são divergentes: ele pretendendo realizar investimentos e ela querendo, por exemplo, gastar o dinheiro em viagem. Às vezes, o que está em jogo é a realização de um trabalho, ganhos materiais, sentimento de capacidade, de utilidade, de vitória ou fracasso, etc...
Nas empresas, não é diferente. Negociamos o tempo todo com os nossos pares. São vários os processos, osobjetivos, os recursos, as condições gerais de trabalho, etc. Internamente, todos negociam com clientes, fornecedores, agentes financeiros, comunidade. Estas inter-relações e negociações têm como dissemos, vários objetivos e as realizações são o prêmio e o reconhecimento pelo sucesso alcançado. Podemos afirmar que através da negociação é que se obtém o devido sucesso nas relações. Com ela, tornamo-noscapazes de ouvir melhor o outro, compreendê-lo, respeitá-lo, interpretar melhor as suas necessidades e suas limitações, encontrar arranjos mutuamente satisfatórios e, com isto, poder realizar a busca do bem comum para que tenhamos uma sociedade mais justa.
Negociar é uma arte. Requer sensibilidade, criatividade, assertividade, capacidade de análise, compreensão de relações às vezes muitocomplexas.
Através do acesso a conceitos e técnicas, pode-se aprender e desenvolver a arte da negociação. A negociação é uma troca de valores. Estamos sempre aprimorando as nossas qualidades para nos tornarmos bons negociadores.
A negociação bem feita gera o sentimento de ganha x ganha e nos proporciona um crescimento como seres humanos. Assim, queremos compartilhar com o grupo de alunos e professoresda UNINOVE algumas reflexões sobre o tema, registrando que não pretendemos esgotá-lo, mas sim motivá-los a realizar novos estudos e experiências sobre Técnicas de Negociação, de modo a fortalecê-lo no alcance dos objetivos que lhe são confiados.

Desenvolvimento
Todo negociador sempre deve negociar para ganhar, mas há duas formas de ganhar. A primeira, à custa da outra parte. A segundaconsiste em chegar a um acordo em que os interesses relevantes das partes sejam atendidos.
O ideal é a negociação ganha-ganha, ou seja, o problema do interlocutor também deve ser seu problema.
“Caracterizamos a negociação como um processo potencialmente oportunista de interação, pelo qual duas ou mais partes, partindo de algum grau de suposto conflito, procuram obter, mediante decisão comum, um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • tecnicas de negociçao
  • Técnicas da Negocição
  • Tecnicas de Negocição
  • Técnicas de negocição
  • tecnicas de negociçao
  • Tecnicas negociçaõ
  • ATPS Tecnicas de Negocição
  • Confiança- técnica de negocição

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!