Tecnicas de irrigação

Páginas: 9 (2019 palavras) Publicado: 7 de abril de 2013
IRRIGAÇÃO é uma técnica, que utiliza para fornecer água às plantas, no momento e quantidade certa, nos últimos anos tem-se desenvolvido, inovando seu sistema é equipamentos.
Ela não deve ser considerada isoladamente, mas como parte de um conjunto de técnicas utilizadas para garantir a produção econômica, com o adequado manejo dos materiais e recursos naturais.
Desde 1990 a irrigação estápresente em nosso país, e possui vários tipos de aplicação, para cada tipo existem produtos e custos específicos.
Podem ser instalados em jardins de qualquer tamanho, jardins verticais, jardins de inverno e até mesmo em vasos.
A irrigação automatizada permite a existência de jardins em local onde não séria possível, através de um sistema de irrigação.
Regas em excesso: Problemas nas raízes:apodrecimento e morte da planta, aumento do consumo de água.
Regas em quantidades insuficientes: Problemas: aspecto visual comprometido com aparência prejudicada. Uniformidade na aplicação de água.
Radiação Solar: Problemas: Locais que recebem maior número de horas de sol, não podem receber o mesmo montante de água que os locais sombreados.
* Utiliza menor volume de água e pode ter seufuncionamento programado em horários em que o uso de água é reduzido;
* Economiza dinheiro, pois somente a quantidade de água necessária é aplicada, não havendo, desperdício;
* Comprovadamente mais barato, elimina a necessidade de caminhões pipa em áreas públicas, o que, além da aplicação de água incorreta e agressiva para as plantas, chega a causar problemas de trânsito.
* É muitosimples, em questão de dias é possível fazer a instalação dos sistemas
IRRIGAÇÃO POR SUPERFÍCIE:
A água pode ser conduzida por pequenos canais chamados corrugações(sulcos), ela e subdividida em pequenos fios d’água, cada um com água suficiente para suprir a área. Mais utilizado em plantações, pastagens, campos ou pequenos grãos.
IRRIGAÇÃO POR SOBSUPERFICIE:
Os tubos porosos são enterrados, deforma a permitir a aplicação subsuperficial. A vantagem é a remoção das linhas laterais da superfície do solo, o que facilita o tráfego, além de uma vida útil maior. As limitações desse sistema são as dificuldades de detecção de possíveis entupimentos ou reduções nas vazões dos emissores. A instalação das laterais pode ser mecanizada, o que permite utilizar o sistema em grandes áreas.IRRIGAÇÃO POR ASPERSÃO:
Os jatos de água são lançados ao ar cai o solo. As vantagens: facilidade de adaptação às diversas condições de solo e topografia; apresenta maior eficiência de distribuição de água, quando comparado com o método de superfície; pode ser totalmente automatizado; pode ser transportado para outras áreas; as tubulações podem ser desmontadas e removidas da área. Os custos deinstalação são mais elevados que os do método por superfície.
IRRIGAÇÃO POR GOTEJAMENTO:
A água é aplicada diretamente a cada planta, ou seja, pontual na superfície do solo. Pode ser instalados junto com o tubo da linha lateral, formando o que popularmente denomina-se "tripa". A grande vantagem do sistema de gotejamento, quando comparado com o de aspersão, é que a água, aplicada na superfície dosolo, não molha a folhagem. Vantagens dele é de fácil instalação, limpeza e reposição, além da possibilidade de medição da vazão de emissores e avaliação da área molhada, e de fácil entupimentos.
EMISSORES podem encontrar rotativos, spray e de impacto.
Emissores ou aspersores, termos mais utilizados.
Função: é a de emitir água para a irrigação das plantas.
Os emissores são dispositivos queemitem água na forma de spray, gotas, respingos e jatos.
SPRAYS existem no mercado aspersores com 5/ 7,5/10/ 15 e 30 cm de elevação do “pop-up".
Os aspersores de 5 e 7,5 cm de altura de elevação não devem ser utilizados em nosso país (apesar de algumas empresas insistirem em trabalhar com estes modelos), porque além de não serem constantemente podados, nossos gramados sempre estão com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • irrigação
  • Irrigação
  • IRRIGAÇÃO
  • Irrigação
  • Irrigação
  • IRRIGAÇÃO
  • Irrigação
  • irrigação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!