Tecnicas de gestão

Páginas: 6 (1280 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2012
TECNICAS DE GESTÃO

Indicadores financeiros. Até hoje essas duas palavras eram a chave para o sucesso ou o fracasso de qualquer negócio. Afinal, quem não estuda o retorno sobre os investimentos, controla as perdas, prevê os lucros, não pode se dar bem no mundo corporativo.
Porém, há cerca de dez anos os norte-americanos Robert Kaplan e David Norton, professores da Harvard Business School,começaram a se perguntar até onde essa montanha de números poderia levar as empresas. Eles colaboravam para o sucesso da estratégia? Ajudavam a corporação a entender e corrigir seus problemas?
Outra dúvida importante: por que tantas companhias, atoladas em informações, não conseguiam tirar os planos do papel? Da resposta a essas perguntas surgiu o Balanced Scorecard, um método de gestão que vemfazendo a cabeça de executivos do mundo inteiro e a fortuna de Kaplan e Norton.
Dezenas de empresas : Tanto que, hoje, os dois professores são donos da Balanced Scorecard Collaborative, uma consultoria instalada em Lincoln, Massachusetts, com representantes espalhados por todo o mundo. Eles têm dezenas de empresas como clientes e são autores de vários best-sellers da literatura de negócios.O princípiodo Balance Scorecard é mensurar indicadores ligados à satisfação dos clientes, aos processos internos e ao aprendizado e desenvolvimento dos funcionários, além - é claro - das finanças, e ligar tudo isso à estratégia.Em outras palavras: é uma espécie de jogo de causa e efeito que só pode ser jogado se toda a organização entender aonde precisa chegar e se mobilizar para cumprir os objetivos.Empresas mundiais como Shell, ABB, Mobil e General Motors vêm sendo administradas com base neste método.
No Brasil há bons exemplos : Não são apenas grandes empresas estrangeiras que estão usando o método dos dois professores. No ano passado, pesquisa realizada pela Fundação Dom Cabral, de Minas Gerais, com 98 das 500 maiores empresas brasileiras, mostra que 20 delas já aderiram ao Balanced Scorecard.Uma delas é a subsidiária da Alcoa, líder mundial no setor de alumínio. A remuneração variável de seus funcionários está ligada ao cumprimento dos objetivos descritos no mapa estratégico.Os dois casos citados nessa reportagem - o da Suzano, uma das maiores fabricantes brasileiras de papel e celulose, e o da Embrapa, a estatal dedicada à pesquisa no setor agropecuário - mostram como o BalancedScorecard vem sendo usado para mudar a gestão e os resultados das empresas.Quando o sistema começou a ser implantado, em 1997, a Embrapa padecia de um mal que paralisa muitas organizações: o imobilismo da estratégia. Ela existia, mas não saía do papel. A empresa vinha sendo pressionada pelo governo a prestar um serviço de maior qualidade, com custos menores. Suas pesquisas deveriam ter ligação com asdemandas do mercado e, sempre que possível, se transformar em fontes de receita. A saída foi a implantação do Balanced Scorecard. O modelo foi descoberto em 1996 por um dos pesquisadores da empresa. Na época, Kaplan e Norton começavam a divulgar as vantagens do uso da ferramenta em empresas americanas. O passo seguinte foi buscar mais informações com Kaplan e visitar corporações adeptas do modelocomo a Mobil, o Chemical Bank e a Sears. Para iniciar a implantação do sistema foi escolhida uma das 40 unidades da Embrapa, a de agroindústria de alimentos, sediada no Rio de Janeiro. Ela reunia características que facilitavam o desenvolvimento do projeto. A primeira providência foi reunir 50 profissionais para traduzir a missão da unidade numa estratégia clara e focada. Pesquisas envolvendo omercado de trigo e o de espessantes para a indústria de alimentos foram abandonadas. O foco passaria a ser o desenvolvimento de produtos que levassem praticidade ao consumidor final, como saladas e frutas já lavadas e embaladas.
Próxima etapa: a construção do mapa estratégico. Nele, a unidade destacou todos os objetivos essenciais à concretização da estratégia, a relação entre eles e a forma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tecnicas de gestão
  • tecnicas de gestão
  • Tecnicas de gestão
  • tecnicas de gestao
  • técnicas de gestão
  • Tecnicas de gestão
  • TÉCNICAS DE GESTÃO
  • Técnicas de gestão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!