Tecnicas de Detecção de correção de erros

Páginas: 7 (1664 palavras) Publicado: 6 de fevereiro de 2015
Comunicação
De
Dados

Técnicas de Detecção e Correção de erros
E Protocolos de Acesso ao meio




Detecção e correção de erros
Detecção e correção de erros é um assunto de grande importância e relevância na manutenção da integridade dos dados em canais com ruído ou em sistemas de armazenamento não imunes a falhas.
Em um sistema de comunicação pode se dizer que énormal a ocorrência de erros, pois funciona por troca de mensagens a todo instante de um local com outro. Os erros podem ser causados por interferências eletromagnéticas, envelhecimento de componentes, curto-circuito, que acabam afetando as mensagens, fazendo com que, por exemplo, um “0” seja enviado, e na transmissão acaba sendo transformado em “1”, ou seja, receptor recebe informação diferentedaquela que foi enviada.

O que é detecção de erros?
É receber o aviso de erro e em seguida encontrar este erro, que pode ser causado por interferências, ruídos, entre outros fatores já citado, durante a passagem da mensagem do emissor para o receptor, a fim de que possa ser corrigido pela correção de erros.

O que é correção de erros?
É receber informações do erro e fazer suacorreção.

Técnicas para detecção e correção

Em detecção de erros, já definido, pode ser utilizado por diversos métodos como: Método de repetição, método de paridade, Checksum, método de redundância cíclica e códigos de Hamming. Estes métodos, seguindo seus próprios conceitos, irão de alguma maneira, detectar o erro para passar a correção de erros. O que tem em comum entre todos estes métodos éa utilização de inserção de bits extras.

Método de repetição
É considerado problemático, apesar de muito comum, não tem muita eficiência, pois ao enviar uma mensagem, são enviados três repetições desta mensagem, ou seja, um método que apenas envia repetições da mensagem e, a partir da comparação destas mensagens se detecta se há ou não erro.
A má eficiência deste método está no caso deenviar as três vezes uma mensagem e estas três estiverem erradas.
Método de paridade
Também é considerado ineficiente, porém é o mais utilizado na detecção de erros.
É um método de fácil compreensão. Consiste em adicionar, pelo transmissor, um bit de redundância (bit de paridade) após, ou antes, da sequência de bits que pertence à mensagem. Esse bit adicionado segue a seguinte regra:
• casoapareça o bit “1” número impar de vezes é adicionado 1, exemplo: 0100101 paridade = 1;
• caso apareça o bit “1” número par de vezes é adicionado 0, exemplo: 010101010010100, paridade = 0;

Checksum
Esta também é um método fácil de entender e consiste em transmitir todas as palavras junto com o resultado da soma dos bits delas. Vamos trabalhar em cima de um exemplo para melhor compreender:
Dado osdados iniciais de duas palavras de 8 bits: 00111101 00001101, estes valores são somados dando resultado ao checksum: 01001010. 00111101+00001101 = 01001010 -> Checksum 10110101 -> Checksum invertido
O emissor envia o checksum invertido ao receptor. Em seguida, como o próprio nome desse método já diz no receptor as palavras são novamente somadas e comparadas com checksum que foi enviado, ou seja,checar a soma.
Para a detecção de algum erro, se em qualquer um dos dados transmitidos tiver algum erro este será descoberto, pois no receptor é recalculado e ocorre a soma do novo checksum com o checksum enviado que terá um resultado diferente de “1”.
Redundância cíclica (CRC)
Caracterizado por ser de boa eficiência, que funciona basicamente em cima de uma concordância polinomial gerador “G(x)”,que quanto maior o grau deste G, maior a eficiência desse método para detectar um erro. Deixamos claro aqui que o neste polinômio, o bit de maior e menor ordem devem obrigatoriamente ser iguais a 1.
Seguindo o exemplo: palavra inicial: 10110001, o polinômio p(x) é igual aos bits da palavra inicial somada com bits de paridade, além disso, deve ser divisível pelo polinômio gerador G(x), ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Detecção e Correção de Erros
  • Codigos ciclicos de detecção de erros
  • codigo de detecção de erros
  • Camada de enlace-correção de erros
  • Erro escrito e forma de correção
  • Metodos de detectação e correção de erros
  • Uso de técnicas de detecção de colisão
  • Teleprocessamento, correção de erros e endereços ip

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!