Tecnica de sonsa nasogastrica

724 palavras 3 páginas
SONDAGEM NASOGASTRICA
A sonda nasogastrica é a passagem de um cateter de plástico, ou borracha flexível pela boca ou fossas nasais. Que servem para obter conteúdo gástrico para analise remover liquido ou gazes em poucos casos alimentação, administração de medicamentos, lavagem gástrica devido intoxicação ou outros agentes químicos, diagnosticar motilidade intestinal tratar uma obstrução ou local com sangramento.
A sonda nasogastr4ica deve ser evita de passar quando o paciente tiver sofrido trauma na placa fibriforme, pois pode acontecer da sonda subir para o cérebro.
È fundamental explicar ao cliente o procedimento e dizer como e porque será feito, caso ele não seja orientado e consciente explique para o acompanhante ou responsável por ele.
Antes do procedimento verificar SSVV, seios nasais, cavidade nasal e oral, tórax, abdômen, extremidades da pele.
TECNICA DE SONDAGEM NASOGASTRICA.
Reúna os materiais, sonda nasogastrica dependendo do tamanho solicitado de médico, anestésico local xilocaína gel, esparadrapo para fixação, toalhas, seringa de 20 ml. Para testes e aspiração de resíduos gástricos, luva de procedimento.
Preserve sem pre a privacidade do cliente caso ele esteja em quarto coletivo preserve-o com biombo, e não esqueça de fechar a porta.
Verificar as narinas quanto a desobstrução, pedindo ao paciente para fechar uma narina e respirar normalmente pela outra, selecionar a narina pelo qual o ar passa com mais facilidade medir a distancia.
Pegando do ápice do nariz ao lóbulo da orelha para baixo até o apêndice xifoide, com mais 5 centímetros ou dois dedos, marque com esparadrapo para saber até onde será inserida.
Introduza mais ou menos 3 ml de xilocaína geleia na narina escolhida, aguarde de 3 a 5 minutos para o anestésico local proporcionar analgesia para o paciente. Antes de introduzir a sonda feche suas aberturas.
Ajudar o paciente de posição de falow alta ou 45°, se ele for incapaz de manter-se em uma posição ereta e cobrir o peito com uma

Relacionados

  • SINAIS VITAIS abel
    2245 palavras | 9 páginas
  • Estudo de casos atresia de coanas
    4039 palavras | 17 páginas
  • Enfermagem
    3830 palavras | 16 páginas
  • hemidialise
    41136 palavras | 165 páginas